---
title: EMPREGOS: Com economia em forte expansão, país abre 962 mil vagas | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/empregos-com-economia-em-forte-expansao-pais-abre-962-mil-vagas-16652
language: pt-BR
date: 2012-05-09T16:46:58Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/empregos-com-economia-em-forte-expansao-pais-abre-962-mil-vagas-16652. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1719
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/empregos-com-economia-em-forte-expansao-pais-abre-962-mil-vagas-16652. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  EMPREGOS: Com economia em forte expansão, país abre 962 mil vagas 

> Influenciada pelo forte nível de atividade no setor de serviços, na indústria, na construção civil e na agropecuária, a economia brasileira gerou 305 mil vagas de trabalho com carteira assinada no mês passado, resultado recorde para meses de abril. O desempenho elevou para 962,3 mil o número líquido de postos abertos no primeiro quadrimestre, o maior para esse período desde 1992, início da série do Ministério do Trabalho.
> 
> **Performance** - Com a performance acima do previsto para os primeiros quatro meses de 2010, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, elevou de 2 milhões para 2,5 milhões a meta do ano para a oferta de empregos com registro em carteira (descontadas as demissões). A revisão se baseia na análise de que o mercado de trabalho reage neste ano às maiores contratações em decorrência do maior ritmo de expansão do Produto Interno Bruto (PIB), e à recomposição de quadros nas empresas após as dispensas motivadas pela crise.
> 
> **Meta** - "Reavaliamos a meta, porque houve demissões e contenção nas contratações em 2009, principalmente no setor industrial. Este ano, o setor está sendo obrigado a fazer recomposição e a ampliar o quadro de pessoal", comentou Lupi. Nos 12 meses encerrados em abril, as contratações chegaram a 1,908 milhão.
> 
> **Total** - Em abril, o número total de trabalhadores admitidos somou 1,660 milhão, contra 1,355 milhão demitidos, com resultado líquido de 305 mil. Por segmento de atividade, os destaques foram o setor serviços (96.583 postos) e a indústrias da transformação (83.059 postos). Comércio (40.725 postos), da agricultura (38.951) e construção civil (38.418) também apresentaram boa performance. Por Estado, as maiores taxas de aumento na oferta de postos ocorreram, no mês passado, em Minas Gerais (45 mil vagas), no Rio Grande do Sul (20 mil) e em Goiás (17 mil). Em números absolutos, a primeira posição ficou com São Paulo (119,8 mil vagas).
> 
> **Nova previsão** - A despeito do dinamismo do mercado de trabalho entre janeiro e abril, e da nova previsão de 2,5 milhões de trabalhadores contratados neste ano com carteira assinada, maio tende a mostrar desaceleração na oferta de oportunidades, o que sinaliza a incapacidade do mercado para manter o ritmo de contratação em base tão elevada. A estimativa oficial indica admissões entre 240 mil e 280 mil neste mês.
> 
> **Consequência** - José Márcio Camargo, professor de economia da PUC do Rio e membro da Opus Gestão de Recursos, explicou que o nível alto de oferta de emprego neste ano é consequência do crédito farto, de juros reais baixos para padrões brasileiros e, ainda, das medidas de estímulo adotadas pelo governo. Ele avalia que a meta de 2,5 milhões de empregos projetada para 2010 é factível e será cumprida, se a economia mantiver o ritmo elevado de crescimento. Se os efeitos da política monetária mais restritiva começarem a se materializar ainda neste ano, e houver desaceleração da expansão do PIB, a oferta de postos nos últimos meses pode ser menor que a esperada pelo governo. "A maior ou menor desaceleração dependerá do tamanho da elevação na taxa Selic. Uma política monetária mais dura tende a gerar menor oferta de emprego", avalia Camargo. (*Valor Econômico*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Sistema Ocepar entrega pautas estratégicas ao governador eleito Sérgio Moro](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/diretoria/6diretoria_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sistema-ocepar-entrega-pautas-estrategicas-ao-governador-eleito-sergio-moro)  16/10/2026 11:59

 

 

 [![“Conexões que impulsionam” é tema de Encontro Estadual de Inovação](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/inovacao/2inovacao_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/conexoes-que-impulsionam-e-tema-de-encontro-estadual-de-inovacao)  16/10/2026 11:52

 

 

 [![Aprovação da redução da jornada de trabalho no Senado é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/aprovacao-da-reducao-da-jornada-de-trabalho-no-senado-e-o-destaque-da-semana)  16/10/2026 11:46

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-09T16:46:58Z",
            "datePublished": "2010-05-18T12:53:14Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "EMPREGOS: Com economia em forte expansão, país abre 962 mil vagas",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/empregos-com-economia-em-forte-expansao-pais-abre-962-mil-vagas-16652"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/empregos-com-economia-em-forte-expansao-pais-abre-962-mil-vagas-16652"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

