---
title: ECONOMIA: Preços agrícolas derrubam IGP-M | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/economia-precos-agricolas-derrubam-igp-m-35288
language: pt-BR
date: 2012-05-10T16:06:16Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/economia-precos-agricolas-derrubam-igp-m-35288. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1299
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/economia-precos-agricolas-derrubam-igp-m-35288. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  ECONOMIA: Preços agrícolas derrubam IGP-M 

A inflação medida pelo IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) desacelerou para 0,28% na segunda prévia de dezembro, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV). No mês anterior, para o mesmo período de coleta a variação havia sido de 0,75%. A variação dos preços agrícolas no atacado explica a trajetória do índice. O Índice de Preços por Atacado (IPA) apresentou alta de 0,30% na segunda prévia de dezembro ante 1,04%, no mesmo período de novembro. Nesta apuração, ocorreram desacelerações em dois dos três índices relativos aos estágios de processamento. As matérias-primas brutas apresentaram decréscimo na taxa, que baixou de 3,97%, em novembro, para 1,30%, em dezembro. Contribuíram para este movimento os itens: bovinos (-1,42% para -7,35%), soja em grão (8,76% para 4,52%) e arroz em casca (15,69% para 4,15%).

**Variação** - Por outro lado, apresentaram acréscimos em suas taxas itens como: café em grão (5,10% para 10,77%), fumo em folha (-0,48% para 5,58%) e mandioca (0,07% para 3,10%). Os bens finais recuaram 0,14% em dezembro. No mês anterior, a taxa foi de 0,43%. O subgrupo alimentos in natura apresentou a maior desaceleração do grupo, com recuo de -0,56% (em novembro) para -6,65% (dezembro). O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou variação de 0,24% na segunda medição de dezembro, ante 0,17%, em igual período de novembro. O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) passou de 0,21%, na segunda prévia de novembro, para 0,24%, em igual período de dezembro. No ano, o índice acumula alta de 3,80%, e para os últimos 12 meses a taxa é a mesma. A segunda prévia do IGP-M compreende o intervalo entre os dias 21 do mês anterior e 10 do mês de referência. (Valor Econômico)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Censo Agropecuário poderá ser respondido pela internet a partir de maio de 2027](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/censo/2ibge_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/censo-agropecuario-podera-ser-respondido-pela-internet-a-partir-de-maio-de-2027)  09/10/2026 12:54

 

 

 [![Resultado do primeiro turno das eleições 2026 é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/resultado-do-primeiro-turno-das-eleicoes-2026-e-o-destaque-da-semana)  09/10/2026 11:35

 

 

 [![Investir em bem-estar animal é estratégico e traz benefícios para o avicultor, defende especialista](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/fotos_destaque/sanidade_destaque_II_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/investir-em-bem-estar-animal-e-estrategico-e-traz-beneficios-para-o-avicultor-defende-especialista)  09/10/2026 11:27

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T16:06:16Z",
            "datePublished": "2006-12-26T11:32:13Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "ECONOMIA: Preços agrícolas derrubam IGP-M",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/economia-precos-agricolas-derrubam-igp-m-35288"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/economia-precos-agricolas-derrubam-igp-m-35288"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

