---
title: ECONOMIA II: Reflexos já são sentidos, diz presidente da Ocepar | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/economia-ii-reflexos-ja-sao-sentidos-diz-presidente-da-ocepar-24852
language: pt-BR
date: 2012-05-10T11:09:41Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/economia-ii-reflexos-ja-sao-sentidos-diz-presidente-da-ocepar-24852. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1419
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/economia-ii-reflexos-ja-sao-sentidos-diz-presidente-da-ocepar-24852. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  ECONOMIA II: Reflexos já são sentidos, diz presidente da Ocepar 

> "O Governo Federal deve se preocupar com os reflexos negativos provocados pela valorização do real nas exportações do agronegócio". O alerta é do presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, ao comentar a preocupação dos exportadores diante do movimento de alta do real frente à moeda americana, preocupação esta que aumentou na última quarta-feira (30/04) com a elevação da classificação de risco do Brasil para investment grade, feita pela agência de classificação de risco Standard &amp; Poor's. De acordo com o dirigente cooperativista, graças ao desempenho do agronegócio brasileiro em 2007, o País registrou superávit na Balança Comercial, mas em 2008 os reflexos da valorização do real já estão sendo sentidos pelos exportadores, o que certamente terá reflexos no saldo da Balança Comercial.
> 
> **Compensação das perdas** - O movimento de baixa do dólar iniciou em outubro de 2002, quando a moeda americana atingiu o pico de R$ 3,80. Desde então, a taxa de câmbio continua caindo de forma consistente, sendo que em abril deste ano, a média registrada foi de R$ 1,68. "O dólar baixo reduz as margens dos produtores brasileiros. Os ganhos só não estão negativos em função dos preços aquecidos, reflexo elevação na demanda e estoques baixos dos alimentos", diz. Mas antes que as margens se tornem negativas, completa Koslovski, é preciso que sejam adotadas medidas que permitam pelo menos compensar as perdas do setor. A redução de juros e, principalmente, a desoneração tributária sobre produtos, serviços e insumos do setor agropecuário são algumas das medidas sugeridas pelo dirigente. "São questões fundamentais para trazer tranqüilidade ao setor. Afinal, não é possível que produtos in natura tenham percentuais de tributação superiores a 10% como acontece com alguns produtos", pondera.
> 
> **Curto prazo** - A situação, na opinião de Koslovski, exige uma tomada rápida de decisão por parte do governo. "Medidas urgentes precisam ser adotadas para que no curto prazo possamos ter reflexos positivos no equilíbrio da política de exportação do agronegócio", diz.

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Cooperativas do Paraná entre as 100 maiores do Sul](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/14/amanha/1amanha_14_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/cooperativas-do-parana-entre-as-100-maiores-do-sul)  14/10/2026 12:24

 

 

 [![Sistema Ocepar orienta cooperativas sobre o acordo entre a ANTT e a Confederação Nacional de Seguradoras](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/14/transporte/transporte_14_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sistema-ocepar-orienta-cooperativas-sobre-o-acordo-entre-a-antt-e-a-confederacao-nacional-de-seguradoras)  14/10/2026 12:09

 

 

 [![Evento comemorativo ao Dia das Crianças proporciona momentos de alegria e integração ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/14/crianca/918dia_crianca_14_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/evento-comemorativo-ao-dia-das-criancas-proporciona-momentos-de-alegria-e-integracao)  14/10/2026 12:00

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T11:09:41Z",
            "datePublished": "2008-05-02T11:21:16Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "ECONOMIA II: Reflexos já são sentidos, diz presidente da Ocepar",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/economia-ii-reflexos-ja-sao-sentidos-diz-presidente-da-ocepar-24852"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/economia-ii-reflexos-ja-sao-sentidos-diz-presidente-da-ocepar-24852"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

