---
title: Dia de campo de inverno Cocamar | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/dia-de-campo-de-inverno-cocamar-63624
language: pt-BR
date: 2012-05-11T10:39:23Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/dia-de-campo-de-inverno-cocamar-63624. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1464
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/dia-de-campo-de-inverno-cocamar-63624. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Dia de campo de inverno Cocamar 

 Cerca de dois mil produtores devem participar do Dia-de-Campo de Inverno promovido pela Cocamar em Maringá a partir desta quarta-feira, em sua Unidade de Difusão de Tecnologia. Até sexta-feira, a área de três hectares situada às margens da PR-317, na saída para Campo Mourão, movimentará mais de 300 profissionais envolvidos com os diversos experimentos da cooperativa. Realizado em parceria com o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), com a Embrapa, com a Emater e Coodetec e outras 43 empresas que estarão presentes com estandes, o dia de campo será uma grande vitrine onde os produtores terão acesso a informações específicas para a agricultura de inverno. Entre os assuntos a serem abordados, os efeitos da compactação de solos, variedades de trigo, híbridos de milho, adubação em trigo, micronutrientes, promotores de crescimento de milho e canola, e novidades em defensivos.

**Unidade de Difusão de Tecnologias** - O dia de campo na Unidade de Difusão de Tecnologias recebe, da Cocamar, uma atenção especial, pois reúne todas as atividades de inverno desenvolvidas pelos associados. Durante o ano, do plantio à colheita, a cooperativa realiza um grande número de dias de campo regionais, objetivando transferir conhecimentos aos agricultores na busca do aumento da produtividade, da qualidade e da redução dos custos de produção. O superintendente técnico e operacional da cooperativa, Arquimedes Alexandrino, afirma que é indispensável para que os produtores possam ter contato com novidades e aprimorar os seus sistemas de produção. O dia de campo de inverno que começa nesta quarta-feira foi organizado para receber grupos de produtores em horários diferentes, para que todos possam ter melhor aproveitamento. Em cada um dos três dias haverá 22 grupos visitantes com 30 participantes. Interessados que ainda não se inscreveram podem obter mais informações com o coordenador geral, Antonio Sacoman, dias 23, 24 e 25/7.

**Novo graneleiro** - A Cocamar deve concluir, até o final deste mês, o seu armazém graneleiro de Maringá, ao lado da unidade industrial, com capacidade para 112 mil toneladas de grãos. O novo armazém, que exigiu investimentos de R$ 10 milhões, amplia a capacidade de recepção da cooperativa para 800 mil toneladas. O funcionamento do armazém vai agilizar a recepção da safrinha de milho da cooperativa, estimada em 300 mil toneladas.

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum de TI discute presença da inteligência artificial na vida das cooperativas, retenção de talentos e modernização de sistemas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/forum_de_ti_destaque_22_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/forum-de-ti-discute-a-presenca-da-inteligencia-artificial-na-vida-das-cooperativas-a-retencao-de-talentos-e-modernizacao-de-sistemas)  23/10/2026 11:49

 

 

 [![Cooperativismo do Paraná marca presença no WCM 2026, em Belo Horizonte](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/wcm/1wcm_2026_19_e_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperativismo-do-parana-marca-presenca-no-wcm-2026-em-belo-horizonte)  23/10/2026 11:21

 

 

 [![Formação &quot;Jogar + Aprender&quot; capacita educadores e lideranças em Maringá e Cascavel](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/jogar_aprender_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/formacao-jogar-aprender-capacita-educadores-e-liderancas-em-maringa-e-cascavel)  23/10/2026 11:16

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-11T10:39:23Z",
            "datePublished": "2003-07-23T15:08:31Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "Dia de campo de inverno Cocamar",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/dia-de-campo-de-inverno-cocamar-63624"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/dia-de-campo-de-inverno-cocamar-63624"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

