---
title: DESENVOLVIMENTO: Ministério lança plano para ampliar presença de outros Estados no exterior  | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/desenvolvimento-ministerio-lanca-plano-para-ampliar-presenca-de-outros-estados-no-exterior-91485
language: pt-BR
date: 2012-08-23T09:17:48Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/desenvolvimento-ministerio-lanca-plano-para-ampliar-presenca-de-outros-estados-no-exterior-91485. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1606
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/desenvolvimento-ministerio-lanca-plano-para-ampliar-presenca-de-outros-estados-no-exterior-91485. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  DESENVOLVIMENTO: Ministério lança plano para ampliar presença de outros Estados no exterior 

![desenvolvimento 23 08 2012](https://paranacooperativo.coop.br/images/unidades/pr/comunicacao/noticias/2012/agosto/23/desenvolvimento/desenvolvimento_23_08_2012.jpg)O governo federal decidiu acompanhar de perto os Estados para engajá-los no esforço de aumentar as exportações brasileiras, hoje fortemente concentradas nas regiões Sudeste e Sul do país. Somente São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são responsáveis pela metade das vendas ao exterior.

**Plano Nacional** - O ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, lançou nesta quarta-feira (22/08) o Plano Nacional da Cultura Exportadora, com um roteiro de atividades destinadas a estimular empresas a buscar mercados externos. Apenas três Estados (São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte) e o Distrito federal não aderiram ao programa, que financiará ações com os governos locais para treinar executivos e funcionários públicos e orientar mudanças necessárias aos exportadores.

**Curto prazo** - Em oito Estados, com pouca tradição e número de empresas de exportação (AC, AL, AP, PB, RO, RR, SE e TO), o governo se dedicará a iniciativas de curto prazo, como o fortalecimento de instituições de apoio aos exportadores. Em setembro, o ministério pretende pôr em funcionamento o Sistema de Informações Gerenciais, que permitirá aos governos e empresas acompanharem a execução das quase 400 atividades do programa.

**Compromisso** - Para a secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, o grande número de Estados que aderiram ao programa mostra um "compromisso bastante alto" dos governadores em aumentar a base exportadora. Esses governos terão até 21 de setembro para enviar demandas ao ministério, que discutirá medidas necessárias com outros órgãos do governo, como a Receita Federal, a Agência de Promoção de Exportações (Apex) e os ministérios das Relações Exteriores e da Agricultura.

**Casamento** - "O que fizemos foi o casamento da oferta (de serviços e apoio) de 16 instituições parceiras com os Estados, e organizar as ações nos mapas estratégicos", explicou a secretária. As ações incluem desde apoio para participação em missões comerciais ao exterior a cursos de capacitação.

**Adaptação** - Durante o lançamento do novo programa de estímulo ao aumento das exportações pelos Estados, Pimentel ressaltou que a indústria brasileira deve se adaptar para crescer de forma semelhante aos setores agrícola e mineral, e que a pauta de exportação precisa passar por uma mudança, ou seja, deixar de ser concentrada em commodities agrícolas e manufaturas de trabalho intensivo. (*Valor Econômico*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum de TI discute presença da inteligência artificial na vida das cooperativas, retenção de talentos e modernização de sistemas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/forum_de_ti_destaque_22_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/forum-de-ti-discute-a-presenca-da-inteligencia-artificial-na-vida-das-cooperativas-a-retencao-de-talentos-e-modernizacao-de-sistemas)  23/10/2026 11:49

 

 

 [![Cooperativismo do Paraná marca presença no WCM 2026, em Belo Horizonte](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/wcm/1wcm_2026_19_e_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperativismo-do-parana-marca-presenca-no-wcm-2026-em-belo-horizonte)  23/10/2026 11:21

 

 

 [![Formação &quot;Jogar + Aprender&quot; capacita educadores e lideranças em Maringá e Cascavel](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/jogar_aprender_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/formacao-jogar-aprender-capacita-educadores-e-liderancas-em-maringa-e-cascavel)  23/10/2026 11:16

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-08-23T09:17:48Z",
            "datePublished": "2012-08-23T09:17:48Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": " DESENVOLVIMENTO: Ministério lança plano para ampliar presença de outros Estados no exterior ",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/desenvolvimento-ministerio-lanca-plano-para-ampliar-presenca-de-outros-estados-no-exterior-91485"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/desenvolvimento-ministerio-lanca-plano-para-ampliar-presenca-de-outros-estados-no-exterior-91485"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

