---
title: Deputados retomam votações após recesso | Paraná Cooperativo
description: Deputados retomam votações após recesso
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/deputados-retomam-votacoes-apos-recesso
language: pt-BR
date: 2025-08-04T07:27:41Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/deputados-retomam-votacoes-apos-recesso. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1518
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/deputados-retomam-votacoes-apos-recesso. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Deputados retomam votações após recesso 

![legislativo 01 08 2025](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2025/noticias/08/04/legislativo_I/legislativo_01_08_2025.webp)**FOTO:** *Bruno Spada/Câmara dos Deputados*Os deputados retomam as votações no Plenário, nesta semana, após o recesso parlamentar. Para a sessão marcada para esta terça-feira (05/08), às 13h55, estão na pauta o projeto que cria o Estatuto do Aprendiz (PL 6461/19); a proposta que trata do crime de assédio sexual no Código Penal Militar (PL 582/15); e a Medida Provisória 1296/25, com medidas para acelerar a concessão de benefícios no INSS.

Outros temas devem entrar em debate nas próximas semanas. Está pronto para votação no Plenário o projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil por mês a partir de 2026 (PL 1087/25). A proposta, segundo o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), é prioridade neste segundo semestre.

Além da pauta tributária, Hugo Motta destacou que a Câmara seguirá discutindo temas como segurança pública, educação, inteligência artificial e renegociação de dívidas previdenciárias de estados e municípios.

Para um dos vice-líderes da oposição, deputado Capitão Alden (PL-BA), a prioridade é para o projeto que concede anistia aos participantes dos ataques do 8 de Janeiro de 2023.

“Um dos principais focos da oposição será o encaminhamento e a votação do projeto de lei que prevê a anistia, que busca corrigir graves injustiças cometidas contra cidadãos brasileiros que, em sua maioria, apenas exerceram o direito constitucional de se manifestar”, afirmou.

Um dos vice-líderes do governo, deputado Jilmar Tatto (PT-SP), entende que existem várias propostas importantes, além da isenção do Imposto de Renda. Ele citou algumas.

“O projeto de taxação dos BBB – bilionários, bancos e Bets. Só em relação a Bets, passar de 12% para 18%. A questão do gás, de você isentar as pessoas de baixa renda do gás. Quer dizer, nós vamos beneficiar, só nisso, 17 milhões de pessoas”, disse.

O Plenário da Câmara também deve votar a regulamentação da licença paternidade conforme determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

### Congresso

No Plenário do Congresso Nacional, os deputados devem analisar o veto do presidente Lula ao aumento do número de deputados federais de 513 para 531. Também deverá ser analisado o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 (PLN 2/25) e, no final do ano, o Orçamento do ano que vem. (*Agência Câmara de Notícias*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP celebra 38 anos de história e expansão ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/13/sicredi_vale/sicredi_vale_piquiri_13_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sicredi-vale-do-piquiri-abcd-pr-sp-celebra-38-anos-de-historia-e-expansao)  13/10/2026 09:59

 

 

 [![Sicoob leva modelo cooperativo para o mercado de maquininhas voltado a empresas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/13/sicoob/sicoob_destaque_13_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/sicoob-leva-modelo-cooperativo-para-o-mercado-de-maquininhas-voltado-a-empresas)  13/10/2026 09:54

 

 

 [![Crédito rural para a agricultura empresarial soma R$ 107,1 bilhões nos três primeiros meses da safra 2026/2027](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/13/mapa/mapa_13_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/credito-rural-para-a-agricultura-empresarial-soma-r-107-1-bilhoes-nos-tres-primeiros-meses-da-safra-2026-2027)  13/10/2026 09:48

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
            },
            "dateModified": "2025-08-04T07:27:41Z",
            "datePublished": "2025-08-04T07:27:41Z",
            "description": "Deputados retomam votações após recesso",
            "headline": "Deputados retomam votações após recesso",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2025\/noticias\/08\/04\/legislativo_I\/thumbnails\/thumb_legislativo_01_08_2025.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "",
                    "width": 587,
                    "height": 440
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/deputados-retomam-votacoes-apos-recesso"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/deputados-retomam-votacoes-apos-recesso"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Lucia Massae Suzukawa",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

