---
title: Demanda em 2005 confirma previsão das indústrias | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/demanda-em-2005-confirma-previsao-das-industrias-29306
language: pt-BR
date: 2012-05-10T16:26:30Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/demanda-em-2005-confirma-previsao-das-industrias-29306. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1185
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/demanda-em-2005-confirma-previsao-das-industrias-29306. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Demanda em 2005 confirma previsão das indústrias 

 A demanda brasileira por fertilizantes confirmou as previsões das indústrias do setor e se manteve estável em 2004. De acordo com dados da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), as entregas das empresas para revendas, cooperativas e agricultores totalizaram 22,767 milhões de toneladas no ano, ante as 22,796 milhões de 2003. Dado o cenário desfavorável para algumas commodities exportadas pelo país, principalmente a soja, a expectativa da entidade para 2005 é que as entregas se mantenham em patamar semelhante. "Neste ano, temos que acompanhar de perto o cenário de crédito e endividamento dos produtores. Se tudo correr bem, poderemos rever a estimativa", afirmou Eduardo Daher, diretor-executivo da Anda. No ano passado, disse, o segundo semestre - marcado pela retração das cotações internacionais de soja, milho e algodão - apresentou resultado melhor do que o inicialmente esperado. Pensando no plantio da safra 2004/05 (que está em início de colheita), observou Daher, muitos produtores abriram mão de ampliar a área plantada para "adubar bem". "Isso comprova que está havendo uma mudança importante no campo. E é uma mudança para melhor, já que indica que a profissionalização da produção é crescente", afirmou o diretor.



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Censo Agropecuário poderá ser respondido pela internet a partir de maio de 2027](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/censo/2ibge_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/censo-agropecuario-podera-ser-respondido-pela-internet-a-partir-de-maio-de-2027)  09/10/2026 12:54

 

 

 [![Resultado do primeiro turno das eleições 2026 é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/resultado-do-primeiro-turno-das-eleicoes-2026-e-o-destaque-da-semana)  09/10/2026 11:35

 

 

 [![Investir em bem-estar animal é estratégico e traz benefícios para o avicultor, defende especialista](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/fotos_destaque/sanidade_destaque_II_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/investir-em-bem-estar-animal-e-estrategico-e-traz-beneficios-para-o-avicultor-defende-especialista)  09/10/2026 11:27

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T16:26:30Z",
            "datePublished": "2005-02-17T14:29:54Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "Demanda em 2005 confirma previsão das indústrias",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/demanda-em-2005-confirma-previsao-das-industrias-29306"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/demanda-em-2005-confirma-previsao-das-industrias-29306"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

