---
title: Decreto estadual sobre ICMS penaliza cooperativas | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/decreto-estadual-sobre-icms-penaliza-cooperativas-30587
language: pt-BR
date: 2012-05-10T15:13:47Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/decreto-estadual-sobre-icms-penaliza-cooperativas-30587. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1316
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/decreto-estadual-sobre-icms-penaliza-cooperativas-30587. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Decreto estadual sobre ICMS penaliza cooperativas 

 Com objetivo de discutir as conseqüências do Decreto 5.042, de 29.06.2005, que impede o direito a crédito de ICMS sobre combustíveis e outros materiais utilizados no transporte de mercadorias próprias, o superintendente adjunto da Ocepar, Nelson Costa, o assessor jurídico Paulo Stoberl e o consultor Wilson Thiesen, se reuniram ontem (19/07) com o secretário de Estado da Fazenda Heron Arzua. Costa expôs a situação e a gravidade da continuidade da restrição instituída, ressaltando os resultados negativos que já estão ocorrendo nas cooperativas. A Ocepar requereu ao secretário a revogação do decreto que alterou a legislação anterior, voltando a permitir o creditamento de insumos no transporte. No entanto, nas discussões ficou clara a posição da Secretaria da Fazenda em manter a restrição.

**Prejuízos** - O normativo excluiu do creditamento também os produtos de origem animal quando transportados em frota própria, limitando-o aos de origem vegetal, com prejuízo para o segmento de laticínios e de integração e parcerias de aves e suínos. “A nova regra para creditamento acarreta prejuízo a todo o setor, uma vez que os insumos constituem-se custo de produção e incorporam-se ao bem sobre o qual é calculado o imposto”, afirma o superintendente adjunto Nelson Costa. Em correspondência encaminhada hoje às cooperativas, a Ocepar afirma que “as cooperativas sentem, com este ato, sua atividade dificultada, uma vez que a lógica do sistema de não cumulatividade do ICMS é maculada com a vedação do creditamento, nos termos do Decreto aludido”. A Ocepar se reúne amanhã (21/07) com a Fiep e Fecomércio para redigir um documento base para a reivindicação do setor produtivo, bem como para estudar a melhor forma busca de solução ao problema.



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Censo Agropecuário poderá ser respondido pela internet a partir de maio de 2027](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/censo/2ibge_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/censo-agropecuario-podera-ser-respondido-pela-internet-a-partir-de-maio-de-2027)  09/10/2026 12:54

 

 

 [![Resultado do primeiro turno das eleições 2026 é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/resultado-do-primeiro-turno-das-eleicoes-2026-e-o-destaque-da-semana)  09/10/2026 11:35

 

 

 [![Investir em bem-estar animal é estratégico e traz benefícios para o avicultor, defende especialista](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/fotos_destaque/sanidade_destaque_II_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/investir-em-bem-estar-animal-e-estrategico-e-traz-beneficios-para-o-avicultor-defende-especialista)  09/10/2026 11:27

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T15:13:47Z",
            "datePublished": "2005-07-20T11:06:11Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "Decreto estadual sobre ICMS penaliza cooperativas",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/decreto-estadual-sobre-icms-penaliza-cooperativas-30587"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/decreto-estadual-sobre-icms-penaliza-cooperativas-30587"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

