---
title: CRISE NO CAMPO II: Sperafico defende medidas de apoio ao produtor | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/crise-no-campo-ii-sperafico-defende-medidas-de-apoio-ao-produtor-32650
language: pt-BR
date: 2012-05-10T15:35:52Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/crise-no-campo-ii-sperafico-defende-medidas-de-apoio-ao-produtor-32650. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 2051
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/crise-no-campo-ii-sperafico-defende-medidas-de-apoio-ao-produtor-32650. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  CRISE NO CAMPO II: Sperafico defende medidas de apoio ao produtor 

"Enfrentamos uma das piores crises da história da agropecuária brasileira, seguramente a mais grave das últimas décadas, que já atinge toda a economia do interior, prejudicando cidades inteiras e não apenas a renda do agricultor". Assim o deputado federal Dilceu Sperafico, membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados e da Frente Parlamentar da Agricultura, define a atual situação do agronegócio brasileiro. Conforme ele, os setores mais atingidos os de grãos, bovinocultura de corte, suinocultura e avicultura, que pedem socorro às autoridades. "São necessárias medidas urgente e abrangentes, pois se a crise não for atacada no menor prazo possível, toda a economia nacional será afetada. Se não forem adotadas providências imediatas, o quadro se agravará cada vez mais e as conseqüências serão drásticas", argumenta. "Já realizamos diversas reuniões com o ministro da Agricultura Roberto Rodrigues e temos esperança do Governo atender nossas solicitações, prorrogando prazos de pagamento de financiamentos de custeio, liberando novos e maiores recursos para comercialização da safra, renegociando parcelas de empréstimos para investimentos e implantando definitivamente o seguro rural", explica.

**Riscos à atividade** - Na opinião de Sperafico, não é exagero afirmar que a atual crise é a maior de todos os tempos. "Nenhum produtor lembra dificuldades semelhantes se abatendo sobre a agricultura e o agronegócio brasileiro nos últimos 20, 30 anos ou mais. Se providências não forem tomadas agora, nosso agricultor acabará numa situação muito difícil e poderá ter de abandonar a atividade", alerta. "No esforço para encontrar soluções, a bancada ruralista manteve reuniões nos últimos dias com o ministro da Agricultura, secretário de Política Agrícola e outras autoridades. O objetivo é encontrar alternativas capazes de amenizar um pouco a grave situação. Nossa proposta é que o Governo edite medida provisória para efetivamente ajudar o agronegócio e a agricultura brasileira a enfrentar e sobreviver às atuais dificuldades", destaca. A situação, segundo ele, é muito grave e se complica cada vez mais com problemas de sanidade animal. "Além da aftosa e paralisação de exportações de carnes bovina e suína, agora é a gripe aviária que ameaça a avicultura do País e do mundo. Mesmo sem ter chegado ao Brasil, o que esperamos nunca aconteça, a doença já está causando problemas muito sérios, pois as vendas externas de carne de frango estão caindo", afirma.

**Avicultura** - A gripe aviária, na sua opinião, está inviabilizando toda a cadeia produtiva da avicultura nacional, implantada visando as exportações. "A situação é muito grave e por isso estamos solicitando do Governo uma medida provisória capaz de minimizar ou reduzir os efeitos desta grave crise, permitindo que o produtor se mantenha no campo e ganhe tempo para saldar seus débitos", acrescenta. "Na medida provisória estamos solicitando inclusão de prorrogação de financiamentos de custeio para os agricultores que estão com dificuldades para honrar os compromissos e de parcelas de empréstimos para investimentos que vencem nesta safra, além de imediata regulamentação do seguro rural, para que o produtor tenha mais tranqüilidade ao aplicar dinheiro na formação de suas lavouras", protesta Sperafico.

**Prejuízos** - "É muito triste e lamentável saber que o agricultor depois de haver investido, trabalhado e produzido, está sofrendo prejuízos em sua atividade, a ponto de, muitas vezes, ser obrigado a vender a propriedade, continuar endividado e se tornar mais um sem-terra. A situação é muito grave e nós precisamos que o Governo tome alguma providência urgente", defende. "É lógico que não vamos conseguir a solução para todos os problemas da maneira com que o agricultor deseja de uma só vez. Sabendo que a medida provisória não atenderá todas as nossas reivindicações, fizemos tramitar no Congresso Nacional projeto de lei prevendo uma ampla renegociação de todo o endividamento do setor agropecuário nacional", esclarece. "Hoje já são mais de 500 mil agricultores inscritos na dívida ativa da União sendo executados pela Receita Federal. É muito triste saber que o agricultor plantou, trabalhou, produziu e agora está sendo executado pelo próprio Governo, que cria as maiores dificuldades para o homem do campo. Estamos na luta para reverter esse quadro e conseguir algum benefício com a urgência que a situação e as dificuldades do nosso produtor exigem", conclui o parlamentar. (Assessoria Parlamentar)



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Censo Agropecuário poderá ser respondido pela internet a partir de maio de 2027](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/censo/2ibge_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/censo-agropecuario-podera-ser-respondido-pela-internet-a-partir-de-maio-de-2027)  09/10/2026 12:54

 

 

 [![Resultado do primeiro turno das eleições 2026 é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/resultado-do-primeiro-turno-das-eleicoes-2026-e-o-destaque-da-semana)  09/10/2026 11:35

 

 

 [![Investir em bem-estar animal é estratégico e traz benefícios para o avicultor, defende especialista](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/fotos_destaque/sanidade_destaque_II_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/investir-em-bem-estar-animal-e-estrategico-e-traz-beneficios-para-o-avicultor-defende-especialista)  09/10/2026 11:27

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T15:35:52Z",
            "datePublished": "2006-03-14T09:10:27Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "CRISE NO CAMPO II: Sperafico defende medidas de apoio ao produtor",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/crise-no-campo-ii-sperafico-defende-medidas-de-apoio-ao-produtor-32650"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/crise-no-campo-ii-sperafico-defende-medidas-de-apoio-ao-produtor-32650"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

