---
title: CRÉDITO: Sicoob totalizou cerca de R＄ 5 bilhões em crédito consignado em 2023 | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/credito-sicoob-totalizou-cerca-de-r-5-bilhoes-em-credito-consignado-em-2023-152120
language: pt-BR
date: 2024-04-16T08:00:00Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/credito-sicoob-totalizou-cerca-de-r-5-bilhoes-em-credito-consignado-em-2023-152120. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1800
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/credito-sicoob-totalizou-cerca-de-r-5-bilhoes-em-credito-consignado-em-2023-152120. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  CRÉDITO: Sicoob totalizou cerca de R＄ 5 bilhões em crédito consignado em 2023 

![sicoob 16 04 2024](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2024/noticias/04/16/sicoob/sicoob_16_04_2024.webp)Em um levantamento recente, o Sicoob apontou ter alcançado um marco de aproximadamente R$ 5 bilhões em crédito consignado ao longo de 2023. No total, mais 250 mil cooperados e não cooperados adquiriram essa modalidade de empréstimo junto ao Sicoob no ano passado.

**Foco** - “O Sicoob não visa o lucro financeiro. Por isso, nosso foco está em oferecer produtos e serviços que se adequem ao bolso dos cooperados, de acordo com sua capacidade de pagamento. Além de fornecer soluções financeiras e orientação personalizada em todas as etapas da jornada financeira, como o crédito consignado, temos diversas iniciativas educativas que buscam orientar nossos cooperados a desenvolverem uma relação mais saudável com o dinheiro e a terem consciência de suas escolhas financeiras”, comenta Francisco Reposse Júnior, diretor Comercial e de Canais do Sicoob.

**Crédito consignado** - Ainda de acordo com o levantamento, houve um aumento de 21% na concessão de crédito consignado em 2023 em comparação com 2022. O executivo reforça que o empréstimo consignado é uma modalidade de fácil contratação, com prazos mais flexíveis de pagamento e parcelas descontadas diretamente no contracheque ou benefício, respeitando a margem consignável de cada pessoa. "Além da facilidade de contratação, nossas taxas estão entre as melhores em comparação com outros agentes do mercado que oferecem essa modalidade", ressalto o diretor.

**Portfólio completo** - O Sicoob dispõe de um portfólio completo de produtos e serviços financeiros, incluindo crédito, poupança, previdência, consórcio, seguros e outros, com condições mais competitivas em termos de taxas e tarifas. No crédito consignado, oferece a opção do crédito consignado digital, direcionado para servidores públicos federais (SIAPE), municipais e da iniciativa privada. O crédito consignado é para aposentados ou pensionistas do INSS, servidores públicos ou funcionários de empresas privadas.

**Sobre o Sicoob** - Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 7,9 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferecendo serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 342 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4,6 mil pontos de atendimento, e, em mais de 400 municípios, é a única instituição financeira presente. Acesse [www](https://www.sicoob.com.br/)[܂sicoob܂com܂](https://www.sicoob.com.br/)[br](https://www.sicoob.com.br/) para mais informações. (*Assessoria de Imprensa Sicoob*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum de TI discute presença da inteligência artificial na vida das cooperativas, retenção de talentos e modernização de sistemas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/forum_de_ti_destaque_22_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/forum-de-ti-discute-a-presenca-da-inteligencia-artificial-na-vida-das-cooperativas-a-retencao-de-talentos-e-modernizacao-de-sistemas)  23/10/2026 11:49

 

 

 [![Cooperativismo do Paraná marca presença no WCM 2026, em Belo Horizonte](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/wcm/1wcm_2026_19_e_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperativismo-do-parana-marca-presenca-no-wcm-2026-em-belo-horizonte)  23/10/2026 11:21

 

 

 [![Formação &quot;Jogar + Aprender&quot; capacita educadores e lideranças em Maringá e Cascavel](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/jogar_aprender_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/formacao-jogar-aprender-capacita-educadores-e-liderancas-em-maringa-e-cascavel)  23/10/2026 11:16

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2024-04-16T08:00:00Z",
            "datePublished": "2024-04-16T08:00:00Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "CRÉDITO: Sicoob totalizou cerca de R＄ 5 bilhões em crédito consignado em 2023",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2024\/noticias\/04\/16\/sicoob\/thumbnails\/thumb_sicoob_16_04_2024.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "CRÉDITO: Sicoob totalizou cerca de R＄ 5 bilhões em crédito consignado em 2023",
                    "width": 600,
                    "height": 198
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/credito-sicoob-totalizou-cerca-de-r-5-bilhoes-em-credito-consignado-em-2023-152120"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/credito-sicoob-totalizou-cerca-de-r-5-bilhoes-em-credito-consignado-em-2023-152120"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

