---
title: COPAGRIL: Produtores de suínos são orientados sobre  Circovirose | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/copagril-produtores-de-suinos-sao-orientados-sobre-circovirose-13718
language: pt-BR
date: 2012-05-09T16:25:42Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/copagril-produtores-de-suinos-sao-orientados-sobre-circovirose-13718. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1498
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/copagril-produtores-de-suinos-sao-orientados-sobre-circovirose-13718. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  COPAGRIL: Produtores de suínos são orientados sobre Circovirose 

> Com intuito de diminuir os prejuízos causados aos produtores de suínos, a Copagril reuniu suinocultores para uma palestra na última quarta-feira, dia 30, para orientar sobre o manejo e experimentos a serem realizados nas granjas com uma vacina contra a Circovirose, que é uma das principais doenças infecciosas na produção de suínos atualmente. A Circovirose é uma enfermidade que acomete a suinocultura no mundo todo causada pelo circovírus suíno tipo 2 ou PCV2, um vírus patogênico para suínos que está disseminado em rebanhos suínos do mundo todo. O custo desta doença, além das mortes, deve-se ao declínio das taxas de crescimento e piora na conversão alimentar, à elevação na desuniformidade e aumento no número de suínos refugos e / ou debilitados, e é responsável por perdas técnicas e econômicas significativas neste setor. O PCV2 infecta os leitões no pós desmame, e normalmente se manifesta a partir da 5ª semana de idade, podendo se estender até as fases de recria e terminação.
> 
> **Informações** - Os produtores que participaram da palestra proferida pelo médico veterinário Lissandro Almeida, tiveram informações sobre alguns dos fatores predisponentes para o aparecimento dessa síndrome na granja, dentre estes, a alta lotação, alta reposição de plantel, fluxo contínuo (sem vazio sanitário), estresse, mistura de lotes, lotes com animais de diferentes idades, condições climáticas inadequadas. E são na granja destes produtores que serão realizados testes com a vacina contra a circovirose para uso em leitões. Vacina esta que já foi testada em granjas no Brasil e no Exterior, nas quais, uma expressiva diminuição na taxa de mortalidade, melhorias na conversão alimentar, diminuição no índice de refugagem e melhor uniformidade dos animais.
> 
> **Vacina** - Segundo Lissandro Almeida, os resultados obtidos com a vacinação do rebanho podem variar de acordo com o desafio presente em cada granja e que além da vacinação, outras medidas são fundamentais para o controle da Circovirose, e destaca a biosseguridade, o manejo a nutrição e as condições ambientais em que a atividade está sendo desenvolvida. Além da vacina juntamente com as demais medidas, os resultados foram ainda melhores, portanto somente a utilização da vacina pode não surtir efeitos desejáveis, mas quando além da vacina o ambiente é melhorado os resultados são mais expressivos, destaca *Lissandro. (Assessoria Copagril)*

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Sistema Ocepar entrega pautas estratégicas ao governador eleito Sérgio Moro](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/diretoria/6diretoria_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sistema-ocepar-entrega-pautas-estrategicas-ao-governador-eleito-sergio-moro)  16/10/2026 11:59

 

 

 [![“Conexões que impulsionam” é tema de Encontro Estadual de Inovação](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/inovacao/2inovacao_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/conexoes-que-impulsionam-e-tema-de-encontro-estadual-de-inovacao)  16/10/2026 11:52

 

 

 [![Aprovação da redução da jornada de trabalho no Senado é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/aprovacao-da-reducao-da-jornada-de-trabalho-no-senado-e-o-destaque-da-semana)  16/10/2026 11:46

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-09T16:25:42Z",
            "datePublished": "2009-10-02T12:20:01Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "COPAGRIL: Produtores de suínos são orientados sobre  Circovirose",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/copagril-produtores-de-suinos-sao-orientados-sobre-circovirose-13718"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/copagril-produtores-de-suinos-sao-orientados-sobre-circovirose-13718"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

