---
title: COPACOL: Sala de apoio à amamentação é criada para colaboradoras | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/copacol-sala-de-apoio-a-amamentacao-e-criada-para-colaboradoras-46979
language: pt-BR
date: 2012-03-30T14:54:34Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/copacol-sala-de-apoio-a-amamentacao-e-criada-para-colaboradoras-46979. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1712
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/copacol-sala-de-apoio-a-amamentacao-e-criada-para-colaboradoras-46979. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  COPACOL: Sala de apoio à amamentação é criada para colaboradoras 

> Um dos principais compromissos da Copacol para com os seus colaboradores é proporcionar o bem-estar no local de trabalho e a qualidade de vida. Por isso, investe constantemente em projetos que visam promover, não só a segurança, mas também a saúde. Em uma iniciativa inédita na região, a Copacol, por meio do Sesmt (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho), estruturou na sede da Cooperativa, em Cafelândia uma sala de Apoio à Amamentação.
> 
> **Mães** - O projeto, que estará disponível para as colaboradoras a partir do dia 23 de maio, atenderá às mães que estão amamentando e permitirá a coleta do leite materno a cada quatro horas de trabalho. Dessa forma, diminuirá a quantidade de leite acumulado nas mamas durante a jornada de trabalho, reduzindo os riscos de doenças de mama e proporcionando saúde ao lactente. O leite retirado será congelado e, em seguida, disponibilizado para as próprias mães em um recipiente térmico adequado garantindo a qualidade para o consumo dos bebês até o retorno delas para suas casas, ao final do expediente. Com a implantação deste projeto, as mães irão proporcionar maior imunização aos filhos por meio do leite materno, mesmo estando fora de seu domicilio.
> 
> **Saúde e desenvolvimento** - De acordo com a enfermeira coordenadora do Sesmt, Ivete Teresinha Johann Esteves, o projeto foi idealizado com a finalidade de proporcionar saúde e desenvolvimento à lactante. "Temos profissionais habilitados para realizar o procedimento de ordenha do leite. O procedimento será manual ou mecânico, obedecendo a rigorosos padrões de higiene e materiais esterilizados", destacou Ivete.
> 
> **Imprescindível -** Luciana Cota Zani é colaboradora do Abatedouro de Aves e está amamentando o filho de cinco meses e destacou a importância da iniciativa da Copacol. "O aleitamento materno é imprescindível nos primeiros meses de vida do bebê, mas, devido ao trabalho, nem sempre estou disponível para amamentar. Agora com esse espaço dentro da Copacol, vou conseguir retirar o leite acumulado e recebê-lo, já congelado, pronto para levar para casa, podendo deixar para o consumo do meu filho durante minha ausência", disse Luciana.
> 
> **Oportuno** - Já a colaboradora Lílian Maria de Jesus, que está grávida de sete meses, conta que o projeto surgiu em boa hora. "Sou do município de Nova Aurora, não vou ter a disponibilidade de amamentar o meu filho com meu próprio leite durante todo o dia, mesmo saindo uma hora mais cedo do trabalho. Com a sala de amamentação, poderei tirar o leite e levar para casa e o meu bebê terá o leite que necessita até os seis meses de vida", afirma.
> 
> As colaboradoras poderão realizar a ordenha a cada quatro horas com as enfermeiras do Sesmt, a partir do dia 23.
> 
> **Bebe a Vista** - O projeto vem ao encontro com os objetivos do Programa Bebê a Vista, realizado há cinco anos junto às colaboradoras que recebem orientações de como ter uma gestação tranquila e também aprendem os principais cuidados que se deve ter com o bebê. (*Imprensa Copacol*)

**BR SIG:** Folder not found or empty: `images/comunicacao/noticias/2011/Maio/17/201151715113/`

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Presidente do Conselho Deliberativo da Ocepar fala de cooperativismo na TV Evangelizar](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/26/fotos_destaque/evangelizar_destaque_26_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/presidente-do-conselho-deliberativo-da-ocepar-fala-de-cooperativismo-na-tv-evangelizar)  26/10/2026 12:31

 

 

 [![Orçamento de 2027 foi um dos temas em pauta na reunião do Conselho Administrativo do Sescoop/PR](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/26/sescoop/1sescoop_26_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/orcamento-de-2027-foi-um-dos-temas-em-pauta-na-reuniao-do-conselho-administrativo-do-sescoop-pr)  26/10/2026 12:26

 

 

 [![Fórum terá apresentação de indicadores de maturidade de auditoria interna; evento inicia nesta terça-feira](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/09/25/forum_auditores/forum_auditores_internos_24_09_26.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/forum-tera-apresentacao-de-indicadores-de-maturidade-de-auditoria-interna-evento-inicia-nesta-terca-feira)  26/10/2026 12:06

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-03-30T14:54:34Z",
            "datePublished": "2011-05-17T12:01:13Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "COPACOL: Sala de apoio à amamentação é criada para colaboradoras",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/copacol-sala-de-apoio-a-amamentacao-e-criada-para-colaboradoras-46979"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/copacol-sala-de-apoio-a-amamentacao-e-criada-para-colaboradoras-46979"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

