---
title: COP26: Inovação e sustentabilidade serão temas de seminário presencial em Curitiba | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/cop26-inovacao-e-sustentabilidade-serao-temas-de-seminario-presencial-em-curitiba-140638
language: pt-BR
date: 2022-05-10T10:45:37Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/cop26-inovacao-e-sustentabilidade-serao-temas-de-seminario-presencial-em-curitiba-140638. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1560
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/cop26-inovacao-e-sustentabilidade-serao-temas-de-seminario-presencial-em-curitiba-140638. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  COP26: Inovação e sustentabilidade serão temas de seminário presencial em Curitiba 

Os Sistemas OCB e Ocepar, em parceria com o Canal Rural, realizam, no dia 25 de maio, a partir das 10 horas, o 1º Seminário de Inovação e Sustentabilidade no Cooperativismo. O objetivo é debater os desafios e oportunidades de um mundo em transição e os caminhos para que o Brasil possa cumprir com as metas assumidas para o meio ambiente na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 2021 (COP26). O evento, que contará com a participação de lideranças e profissionais de cooperativas e entidades parceiras, será realizado em Curitiba, no auditório do Sistema Ocepar (av. Cândido de Abreu, 501), das 10h às 16h. O seminário faz parte de uma série de quatro encontros – três dos quais ocorrerão em outros estados, numa iniciativa do Sistema OCB e Canal Rural.

**Manhã** - Às 10h, as atividades iniciam com a presença de representantes dos Ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente e dos Sistemas OCB e Ocepar. Na sequência, será apresentada palestra sobre os compromissos assumidos na COP26, em Glasgow, e seus respectivos desdobramentos para o agronegócio brasileiro. Às 10h45, haverá palestra com o Ministério do Meio Ambiente sobre os desafios e iniciativas da pasta para o alcance da neutralidade de carbono; às 11h10, ocorrerá um debate com a participação das entidades presentes. Depois, às 11h25, serão apresentados cases de cooperativas paranaenses sobre inovação e sustentabilidade no agro.

**Tarde** - No período da tarde, às 14h, serão ministradas palestras abordando os temas “Pagamentos dos serviços ambientais no Brasil” e “Produtor de águas”, com representantes do Ministério do Meio Ambiente e da Agência Nacional de Águas, respectivamente. E, para encerrar o evento, às 15h, um profissional do Instituto de Água e Terra (IAT) prestará esclarecimentos sobre a regularização ambiental da propriedade.

**Inscrições** - O evento é aberto aos interessados no tema e as inscrições podem ser feitas por meio de formulário eletrônico. ***[Clique aqui](https://forms.office.com/r/ujTh1Cjd8U).*** Mais informações com Leonardo Silvestri Szymczak (leonardo.silvestri@sistemaocepar.coop.br).

![cop 26 folder 10 05 2022](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2022/noticias/05/10/cop_26/cop_26_folder_10_05_2022.webp)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Censo Agropecuário poderá ser respondido pela internet a partir de maio de 2027](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/censo/2ibge_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/censo-agropecuario-podera-ser-respondido-pela-internet-a-partir-de-maio-de-2027)  09/10/2026 12:54

 

 

 [![Resultado do primeiro turno das eleições 2026 é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/resultado-do-primeiro-turno-das-eleicoes-2026-e-o-destaque-da-semana)  09/10/2026 11:35

 

 

 [![Investir em bem-estar animal é estratégico e traz benefícios para o avicultor, defende especialista](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/fotos_destaque/sanidade_destaque_II_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/investir-em-bem-estar-animal-e-estrategico-e-traz-beneficios-para-o-avicultor-defende-especialista)  09/10/2026 11:27

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2022-05-10T10:45:37Z",
            "datePublished": "2022-05-10T10:38:00Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "COP26: Inovação e sustentabilidade serão temas de seminário presencial em Curitiba",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2022\/noticias\/05\/10\/cop_26\/thumbnails\/thumb_cop_26_destaque_10_05_2022.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "COP26: Inovação e sustentabilidade serão temas de seminário presencial em Curitiba",
                    "width": 600,
                    "height": 447
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/cop26-inovacao-e-sustentabilidade-serao-temas-de-seminario-presencial-em-curitiba-140638"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/cop26-inovacao-e-sustentabilidade-serao-temas-de-seminario-presencial-em-curitiba-140638"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

