---
title: COOPERJOVEM II: Programa mostra sua abrangência | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/cooperjovem-ii-programa-mostra-sua-abrangencia-26836
language: pt-BR
date: 2012-05-10T11:31:23Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/cooperjovem-ii-programa-mostra-sua-abrangencia-26836. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1473
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/cooperjovem-ii-programa-mostra-sua-abrangencia-26836. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  COOPERJOVEM II: Programa mostra sua abrangência 

> A Semana Nacional do Cooperjovem ressaltou a atuação e a contribuição das unidades estaduais do Sescoop (UEs) na execução do Programa. A quinta-feira (16/10) iniciou com a mostra de casos de sucesso de quatro UEs. Vanessa Christófoli de Castro, analista de desenvolvimento humano do Sescoop/PR, abriu a programação relatando a situação Cooperjovem no Paraná. Hoje, mais de 22 mil alunos, em 85 municípios do Estado participam do Programa. "Estamos contribuindo para a formação da terceira geração do cooperativismo com uma consciência mais cidadã de seu papel na sociedade", explicou Vanessa de Castro.
> 
> **Objetivos do milênio** - Esta mesma visão de responsabilidade foi colocada pela gerente de planejamento pedagógico do Sescoop/RN, Margarete Pereira de Souza. A unidade estadual tem hoje quatro escolas participando do Cooperjovem, envolvendo cerca de 1300 alunos. A partir deste ano, a metodologia escolhida para trabalhar o Programa nas escolas se baseia nos "Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e com a adesão de 192 países. Segundo Margarete Souza, o que se faz é resgatar a cidadania do aluno e mostrar o quanto ele pode transformar uma comunidade. "As crianças e professores estão saindo de sala de aula e visitando a população do entorno da escola para conhecer quais suas maiores necessidades. A partir daí, desenvolvem projetos como o encaminhamento de jovens e adultos analfabetos a escola e o cuidado correto com o meio ambiente", relatou a gerente.
> 
> **Gincana** - A analista de educação do Sescoop/PE, Madalena Nascimento, também mostrou exemplos de cidadania promovidos pelo Cooperjovem em Pernambuco. Em 2007, professores e alunos participaram da gincana "Cooperar para um mundo melhor", realizada no município de Pesqueira. Todos os desafios propostos na atividade tinham como foco a cidadania e a solidariedade. "A idéia deu tão certo que agora todos os 7200 alunos das 25 escolas onde o Cooperjovem está, estão promovendo gincanas pontuais em seus municípios", contou.
> 
> **Resultados** - Para encerrar o ciclo de relatos, Angelita Oliveira Almeida, assistente técnica de cooperativas do Sescoop/MS, contou aos cerca de 500 participantes, os principais resultados do Cooperjovem no Estado. O Programa, hoje, abrange 22 escolas em 17 municípios, contando com 7200 alunos. Conforme avaliação das escolas, o Cooperjovem melhorou o relacionamento entre aluno e aluno, aluno e professor, escola e pais de alunos. (Imprensa OCB)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Pesquisa eleitoral é o tema do OceparCast da semana, com Roosevelt Arraes](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/06/29/podcast/podcast_29_06_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/pesquisa-eleitoral-e-o-tema-do-oceparcast-da-semana-com-roosevelt-arraes)  15/10/2026 13:06

 

 

 [![Encontro de Agentes de Autogestão inicia em Maringá, com 100 participantes](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/15/agentes/1agentes_15_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/encontro-de-agentes-de-autogestao-inicia-em-maringa-com-100-participantes)  15/10/2026 13:02

 

 

 [![Cativa inicia jornada do Programa de Compliance do Cooperativismo Paranaense ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/15/fotos_destaque/cativa_destaque_15_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-governanca/cativa-inicia-jornada-do-programa-de-compliance-do-cooperativismo-paranaense)  15/10/2026 12:58

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T11:31:23Z",
            "datePublished": "2008-10-17T11:10:44Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "COOPERJOVEM II: Programa mostra sua abrangência",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/cooperjovem-ii-programa-mostra-sua-abrangencia-26836"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/cooperjovem-ii-programa-mostra-sua-abrangencia-26836"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

