---
title: COOPERATIVISMO: Tema do Dia Internacional de 2011 foca os jovens | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/cooperativismo-tema-do-dia-internacional-de-2011-foca-os-jovens-46224
language: pt-BR
date: 2012-03-30T14:45:13Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/cooperativismo-tema-do-dia-internacional-de-2011-foca-os-jovens-46224. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1472
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/cooperativismo-tema-do-dia-internacional-de-2011-foca-os-jovens-46224. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  COOPERATIVISMO: Tema do Dia Internacional de 2011 foca os jovens 

> **"Os jovens, o futuro da empresa cooperativa" é o tema definido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) para celebrar o 89º Dia Internacional do Cooperativismo, em 2 de julho de 2011. De acordo com o boletim da ACI-Américas, o assunto está relacionado com o Ano Internacional da Juventude, proclamado pelas Nações Unidas em 2010 com o propósito de promover a compreensão do diálogo entre gerações, os ideais de paz, de respeito pelas liberdades e pelos direitos humanos e da solidariedade. Segundo o diretor geral da ACI, Charles Gould, a juventude, que representa a próxima geração "é crucial para o futuro da cooperação".**
> 
> **Participação - Diz ainda o boletim da ACI-Américas, que o Dia Internacional das Cooperativas responde à necessidade de todos os atores envolvidos na cooperação para promover a participação dos jovens no movimento. Grande parte deles não conhece o modelo cooperativo e seu potencial, o que poderia ser aprendido na escola, mas raramente o assunto é abordado nos currículos. No entanto, as cooperativas oferecem muitas oportunidades para os jovens a resolver as suas necessidades práticas e estratégicas, além de possibilitar o acesso experiências de trabalho profissional, melhorar a sua educação e formação, e encorajar sua participação nas tomadas de decisão cooperativas ou criando suas próprias organizações.**
> 
> **Antecedentes - Cooperativas em todo o mundo têm celebrado o Dia Internacional das Cooperativas desde 1923, quando a data foi instituída para reforçar a unidade do sistema e divulgar o movimento cooperativo mundial. Em 1992, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o primeiro sábado de julho de 1995 como o Dia Internacional das Cooperativas das Nações Unidas, marcando o centenário da fundação da Aliança Cooperativa Internacional. Em 1994, convidou a comunidade internacional para celebrar este dia por ano, começando em 1995. Assim, a ONU decidiu usar suas próprias celebrações para apoiar e expandir o movimento de cooperação internacional. Desde 1995, a ACI e a Organização das Nações Unidas, através da Copac, estabelecido em comum o tema da celebração de cada dia, que geralmente tem como objetivo destacar a contribuição do movimento para resolver os grandes problemas globais. (*Com informações do boletim da ACI-Américas*)**

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Censo Agropecuário poderá ser respondido pela internet a partir de maio de 2027](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/censo/2ibge_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/censo-agropecuario-podera-ser-respondido-pela-internet-a-partir-de-maio-de-2027)  09/10/2026 12:54

 

 

 [![Resultado do primeiro turno das eleições 2026 é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/resultado-do-primeiro-turno-das-eleicoes-2026-e-o-destaque-da-semana)  09/10/2026 11:35

 

 

 [![Investir em bem-estar animal é estratégico e traz benefícios para o avicultor, defende especialista](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/fotos_destaque/sanidade_destaque_II_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/investir-em-bem-estar-animal-e-estrategico-e-traz-beneficios-para-o-avicultor-defende-especialista)  09/10/2026 11:27

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-03-30T14:45:13Z",
            "datePublished": "2011-03-21T12:40:53Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "COOPERATIVISMO: Tema do Dia Internacional de 2011 foca os jovens",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/cooperativismo-tema-do-dia-internacional-de-2011-foca-os-jovens-46224"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/cooperativismo-tema-do-dia-internacional-de-2011-foca-os-jovens-46224"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

