---
title: Cooperativas de leite do Sudeste se unem para enfrentar concorrência | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/cooperativas-de-leite-do-sudeste-se-unem-para-enfrentar-concorrencia-64710
language: pt-BR
date: 2012-05-11T10:55:15Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/cooperativas-de-leite-do-sudeste-se-unem-para-enfrentar-concorrencia-64710. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1717
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/cooperativas-de-leite-do-sudeste-se-unem-para-enfrentar-concorrencia-64710. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Cooperativas de leite do Sudeste se unem para enfrentar concorrência 

 Um grupo de 25 cooperativas de laticínios de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Espírito Santo planeja se unir para compartilhar sistemas de distribuição de produtos lácteos e montar um pool para a comercialização de leite fluído. Em reunião, há duas semanas, em Araxá (MG), as 25 cooperativas - entre as quais seis centrais - , comprometeram-se a trabalhar de forma integrada na comercialização e distribuição de produtos lácteos. "Estamos chamando de integração horizontal. As identidades serão mantidas, mas as cooperativas passarão a trabalhar de forma integrada na comercialização", explica Jacques Gontijo, vice-presidente da mineira Itambé e coordenador da Câmara Setorial de Leite da OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras. Por meio do pool de comercialização para o leite, as cooperativas esperam obter melhores preços ao negociar maiores volumes, segundo Gontijo.

 **Cepea** - Dentro do plano de "integração horizontal", o grupo contratou o Cepea para fazer levantamento das cotações de produtos lácteos. Com o monitoramento, o setor espera negociar melhor. De acordo com Gontijo, as 25 cooperativas são responsáveis pela captação de 8 milhões de litros de leite/dia. Desse volume, 1,5 milhão de litros vão para o mercado spot (negociação à vista entre cooperativas e indústrias). Um dos objetivos da integração na comercialização é reduzir a pressão dessa oferta no mercado. Com a integração dos sistemas de distribuição, as cooperativas querem reduzir custos logísticos. Ainda não há cálculos sobre quanto seria essa redução.

 **Censo** - Vicente Nogueira, diretor do departamento econômico da CBCL - Confederação Brasileiras das Cooperativas de Laticínios, afirma que um censo recente do setor revelou que as cooperativas respondem por 40% da captação de leite no país. Apesar desse volume importante numa produção estimada em 21 bilhões de litros no ano, as cooperativas atuavam de forma isolada. A partir daí surgiu a idéia da integração. "O objetivo é fortalecer a indústria cooperativista. Precisamos ser eficientes para ocuparmos mais espaços no mercado doméstico e na exportação", afirma Nogueira. A CBCL é a responsável pela montagem do modelo de integração das cooperativas.

 **Unidade industrial** - Além da integração da comercialização, que deve começar a funcionar em janeiro, o grupo de cooperativas também planeja construir uma unidade industrial para a produção de leite em pó, queijo e leite condensado. A nova indústria absorveria o volume diário de 1,5 milhão de litros de leite fluído do mercado spot. "A meta é reduzir a dependência das grandes indústrias", afirma Jacques Gontijo. Iinvestimento previsto na construção da nova planta é de R$ 200 milhões. O grupo deve buscar recursos no BNDES e estuda um modelo de financiamento. A idéia, segundo Gontijo, é que as 25 cooperativas façam aportes de capital proporcionais ao volume de leite que fornecerem para industrialização na nova unidade. Se aprovada, a nova indústria deve entrar em operação 18 meses após o início da construção, diz o vice-presidente da Itambé. Ele informa que um volume de 30% da produção da nova indústria seria destinado à exportação. (Fonte: Valor Econômico)



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Incidência de javalis preocupa suinocultores do Paraná](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/08/sanidade/1sanidade_I_08_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/incidencia-de-javalis-e-ameaca-para-suinocultura)  08/10/2026 11:14

 

 

 [![OceparCast da semana é com a gerente-geral do Sistema OCB, Clara Maffia](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/06/29/podcast/oceparcast_inteligencia_politica_foto.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/oceparcast-da-semana-e-com-a-gerente-geral-do-sistema-ocb-clara-maffia)  08/10/2026 11:10

 

 

 [![Professor Alex Müller vai orientar profissionais das cooperativas do PR sobre crédito rural, nos dias 28 e 29 de outubro](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/08/credito_rural/curso_credito_rural_destaque.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/professor-alex-muller-vai-orientar-profissionais-das-cooperativas-do-pr-sobre-credito-rural-nos-dias-28-e-29-de-outubro)  08/10/2026 10:59

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-11T10:55:15Z",
            "datePublished": "2003-12-16T15:13:24Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "Cooperativas de leite do Sudeste se unem para enfrentar concorrência",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/cooperativas-de-leite-do-sudeste-se-unem-para-enfrentar-concorrencia-64710"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/cooperativas-de-leite-do-sudeste-se-unem-para-enfrentar-concorrencia-64710"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

