---
title: Cooperativa presta serviços para o Exército brasileiro | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/cooperativa-presta-servicos-para-o-exercito-brasileiro-66577
language: pt-BR
date: 2012-05-11T11:23:50Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/cooperativa-presta-servicos-para-o-exercito-brasileiro-66577. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1232
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/cooperativa-presta-servicos-para-o-exercito-brasileiro-66577. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Cooperativa presta serviços para o Exército brasileiro 

 A Atrium São Paulo Consultores, cooperativa de profissionais de tecnologia, acaba de colocar em prática um projeto que vem sendo desenvolvido há mais de dois anos para o Exército brasileiro. Trata-se de um sistema de guia de tráfego de produtos controlados fabricados por indústrias em todo o Brasil. Segundo a diretoria de fiscalização do Exército, produtos controlados são aqueles que, devido ao seu poder de destruição, devem ter seu uso restrito a pessoas físicas ou jurídica legalmente habilitado, capacitado técnica, moral e psicologicamente, de modo a garantir a segurança social e militar do País. O Exército tem a responsabilidade de fiscalização da produção, comercialização e consumo desses produtos para que sejam evitados desvios, contrabandos e usos indevidos.

**Software** - Depois de diversas pesquisas, a cooperativa chegou à versão final de um software que possibilita esta fiscalização de maneira integrada entre o Exército e as empresas produtoras credenciadas e autorizadas por ele. O sistema, que começou a operar no início deste mês, proporciona uma melhor gestão de informações fornecidas por essas empresas. A Atrium atua há sete anos no mercado e congrega 22 cooperados. Bete Mello, diretora de planejamento, afirma que a cooperativa presta serviços em três estados - São Paulo, Rio de Janeiro e Pará - e no Distrito Federal. (Informe Ocesp)



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Censo Agropecuário poderá ser respondido pela internet a partir de maio de 2027](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/censo/2ibge_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/censo-agropecuario-podera-ser-respondido-pela-internet-a-partir-de-maio-de-2027)  09/10/2026 12:54

 

 

 [![Resultado do primeiro turno das eleições 2026 é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/resultado-do-primeiro-turno-das-eleicoes-2026-e-o-destaque-da-semana)  09/10/2026 11:35

 

 

 [![Investir em bem-estar animal é estratégico e traz benefícios para o avicultor, defende especialista](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/fotos_destaque/sanidade_destaque_II_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/investir-em-bem-estar-animal-e-estrategico-e-traz-beneficios-para-o-avicultor-defende-especialista)  09/10/2026 11:27

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-11T11:23:50Z",
            "datePublished": "2004-09-20T12:27:16Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "Cooperativa presta serviços para o Exército brasileiro",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/cooperativa-presta-servicos-para-o-exercito-brasileiro-66577"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/cooperativa-presta-servicos-para-o-exercito-brasileiro-66577"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

