---
title: CONTROLE DE RESÍDUOS: Mais de 99% das amostras analisadas estão regulares | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/controle-de-residuos-mais-de-99-das-amostras-analisadas-estao-regulares-15865
language: pt-BR
date: 2012-05-09T16:41:16Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/controle-de-residuos-mais-de-99-das-amostras-analisadas-estao-regulares-15865. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1271
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/controle-de-residuos-mais-de-99-das-amostras-analisadas-estao-regulares-15865. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  CONTROLE DE RESÍDUOS: Mais de 99% das amostras analisadas estão regulares 

> O Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC) analisou, no ano passado, 17,9 mil amostras em carnes bovina, suína, de aves e equina, bem como em leite, ovos, mel e pescado. Do total, 33 apresentaram irregularidades, o que representa 99,82% de conformidade. O objetivo do plano é monitorar o grau de exposição a que os setores produtivos estão submetidos aos resíduos de produtos de uso veterinário e contaminantes. O resultado foi publicado, nesta terça-feira (23), no Diário Oficial da União (DOU), na Instrução Normativa N° 6.
> 
> **Sorteio** - Segundo o coordenador substituto de Controle de Resíduos e Contaminantes, da Secretaria de Defesa Agropecuária, Rodrigo Dantas, os fiscais federais agropecuários do Ministério da Agricultura são responsáveis pelas coletas do PNCRC. "Essas amostras são sorteadas semanalmente, por meio do Sistema de Resíduos e Contaminantes (Sisres), no site do ministério, acessado pelos fiscais, com senha, o que garante a rastreabilidade e a confiabilidade no processo", informa.
> 
> **Exportações** - O PNCRC também funciona como pré-requisito para alcançar alguns mercados internacionais. Em março de 2008, o Escritório de Alimentação e Veterinária da União Europeia (FVO, sigla em inglês) reconheceu a equivalência do plano de controle de resíduos do mel brasileiro aos requisitos europeus. Assim, as exportações do produto, embargadas desde 2005, foram retomadas para aquele mercado. (*Mapa*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Censo Agropecuário poderá ser respondido pela internet a partir de maio de 2027](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/censo/2ibge_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/censo-agropecuario-podera-ser-respondido-pela-internet-a-partir-de-maio-de-2027)  09/10/2026 12:54

 

 

 [![Resultado do primeiro turno das eleições 2026 é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/resultado-do-primeiro-turno-das-eleicoes-2026-e-o-destaque-da-semana)  09/10/2026 11:35

 

 

 [![Investir em bem-estar animal é estratégico e traz benefícios para o avicultor, defende especialista](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/fotos_destaque/sanidade_destaque_II_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/investir-em-bem-estar-animal-e-estrategico-e-traz-beneficios-para-o-avicultor-defende-especialista)  09/10/2026 11:27

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-09T16:41:16Z",
            "datePublished": "2010-03-23T11:47:18Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "CONTROLE DE RESÍDUOS: Mais de 99% das amostras analisadas estão regulares",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/controle-de-residuos-mais-de-99-das-amostras-analisadas-estao-regulares-15865"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/controle-de-residuos-mais-de-99-das-amostras-analisadas-estao-regulares-15865"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

