---
title: CONSULTA PÚBLICA: Plano Nacional de Manejo de Risco de Agrotóxicos | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/consulta-publica-plano-nacional-de-manejo-de-risco-de-agrotoxicos-15724
language: pt-BR
date: 2012-05-09T16:40:19Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/consulta-publica-plano-nacional-de-manejo-de-risco-de-agrotoxicos-15724. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1154
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/consulta-publica-plano-nacional-de-manejo-de-risco-de-agrotoxicos-15724. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  CONSULTA PÚBLICA: Plano Nacional de Manejo de Risco de Agrotóxicos 

> O projeto de instrução normativa que cria o Plano Nacional de Manejo do Risco de Agrotóxicos e Afins para Uso Agrícola (PNMRA) está em consulta pública, a partir desta quinta-feira (11/03), pelo prazo de 30 dias. As normas foram publicadas no Diário Oficial da União, Portaria N° 96. "O objetivo é ampliar o gerenciamento do risco de uso dos agrotóxicos em ambientes agrícolas, ao garantir a segurança higienicossanitária dos produtos de origem vegetal e preservar o meio ambiente", explica o coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luís Eduardo Rangel.
> 
> **Ações** - Entre as ações de manejo, destacam-se atividades de fiscalização, educação, treinamento e capacitação de agentes públicos e privados no País. "Também vamos assegurar o emprego e a multiplicação de boas práticas agrícolas na aplicação dos agrotóxicos, bem como divulgar informações sobre o uso correto do produto", destaca Rangel.
> 
> **Sugestões** - As sugestões devem ser encaminhadas para a Coordenação-Geral de Agrotóxicos e Afins, da Secretaria de Defesa Agropecuária - Esplanada dos Ministérios, Bloco D, Anexo A - Sala 325, CEP 70.043-900 ou para o endereço eletrônico <cgaa@agricultura.gov.br>. (*Mapa*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![IV Fórum de Inteligência e Educação Política reúne multiplicadores em Brasília](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/27/educacao_politica/911educacao_politica_27_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/iv-forum-de-inteligencia-e-educacao-politica-reune-multiplicadores-em-brasilia)  27/10/2026 12:03

 

 

 [![Agroindustrialização, preço e condições da safra são temas de webinar no Sistema Ocepar](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/27/fotos_destaque/webinar_destaque_27_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/agroindustrializacao-preco-e-condicoes-da-safra-sao-temas-de-webinar-no-sistema-ocepar)  27/10/2026 11:59

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-09T16:40:19Z",
            "datePublished": "2010-03-12T11:43:28Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "CONSULTA PÚBLICA: Plano Nacional de Manejo de Risco de Agrotóxicos",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/consulta-publica-plano-nacional-de-manejo-de-risco-de-agrotoxicos-15724"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/consulta-publica-plano-nacional-de-manejo-de-risco-de-agrotoxicos-15724"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

