---
title: CONSELHO ESPECIALIZADO DE CRÉDITO REUNIU-SE NA OCB | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/conselho-especializado-de-credito-reuniu-se-na-ocb-61125
language: pt-BR
date: 2012-05-11T09:59:18Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/conselho-especializado-de-credito-reuniu-se-na-ocb-61125. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1501
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/conselho-especializado-de-credito-reuniu-se-na-ocb-61125. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  CONSELHO ESPECIALIZADO DE CRÉDITO REUNIU-SE NA OCB 

Com objetivo de estabelecer o plano de atividades do Conselho Especializado de Crédito da OCB para o período 2002 a 2004, os dirigentes das confederações de cooperativas de crédito se reuniram em Brasília, na quarta e quinta-feira. O presidente da Sicredi Central Paraná, Seno Cláudio Lunkes, que é o 1º secretário do conselho, afirmou que a reunião foi muito proveitosa, tendo definido aspectos sobre o funcionamento do conselho, estrutura administrativa, regimento interno, formas de rateio dos custos e representatividade, com base nas diretrizes da Organização das Cooperativas Brasileiras. Ficou definido que o conselho será composto pelos presidentes das confederações de cooperativas de crédito que estejam registradas e em situação regular com suas respectivas organizações estaduais de cooperativas.

Novo regimento interno ? O regimento interno do Conselho Especializado de Crédito, com todas as diretivas de atuação, será analisado e aprovado pelo conselho diretor da OCB no mês de julho, a partir de quando passará a funcionar. As confederações das cooperativas ligadas ao Sicredi (Sicredi Serviços), a Confebrás, a Sicoob e a Unicred Brasil. O conselho também definiu que será condição para as cooperativas de crédito integrarem as federações e confederações que estejam em dia com todas as obrigações previstas pela Lei 5764, objetivando dar a legítima representatividade ao conselho, que terá reuniões trimestrais e, extraordinariamente, sempre que houve necessidade de se debater algum assunto de interesse do setor. O conselho não terá estrutura própria e utilizará, para discutir os assuntos de seu interesse, a estrutura da OCB, com apoio das confederações para realização dos estudos necessários. O presidente da confederação Sicredi, Alcenor Pagnussat, membro do conselho, também participou da reunião.

No Denacoop ? O presidente da Sicredi Central Paraná, Seno Cláudio Lunkes, aproveitou sua viagem a Brasília para mais um contato com o Denacoop, no Ministério Agricultura. Acompanhado do deputado federal Moacir Micheletto, o presidente da Sicredi foi reivindicar a liberação dos recursos para o programa de treinamento do Sicredi no Paraná. ?O deputado Micheletto sempre se prontificou em nos acompanhar em nossas caminhadas pelos órgãos do governo, tendo prestado um bom serviço ao Sicredi?, frisou Seno Cláudio Lunkes. O Denacoop prometeu para julho a liberação dos recursos ao projeto de parceria para formação dos dirigentes e técnicos das cooperativas de crédito do Paraná.



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Censo Agropecuário poderá ser respondido pela internet a partir de maio de 2027](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/censo/2ibge_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/censo-agropecuario-podera-ser-respondido-pela-internet-a-partir-de-maio-de-2027)  09/10/2026 12:54

 

 

 [![Resultado do primeiro turno das eleições 2026 é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/resultado-do-primeiro-turno-das-eleicoes-2026-e-o-destaque-da-semana)  09/10/2026 11:35

 

 

 [![Investir em bem-estar animal é estratégico e traz benefícios para o avicultor, defende especialista](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/fotos_destaque/sanidade_destaque_II_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/investir-em-bem-estar-animal-e-estrategico-e-traz-beneficios-para-o-avicultor-defende-especialista)  09/10/2026 11:27

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-11T09:59:18Z",
            "datePublished": "2002-05-24T12:44:01Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "CONSELHO ESPECIALIZADO DE CRÉDITO REUNIU-SE NA OCB",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/conselho-especializado-de-credito-reuniu-se-na-ocb-61125"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/conselho-especializado-de-credito-reuniu-se-na-ocb-61125"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

