---
title: CONCIDADE: Seminário discute o projeto da lei de responsabilidade territorial | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/concidade-seminario-discute-o-projeto-da-lei-de-responsabilidade-territorial-26428
language: pt-BR
date: 2012-05-10T11:26:32Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/concidade-seminario-discute-o-projeto-da-lei-de-responsabilidade-territorial-26428. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1687
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/concidade-seminario-discute-o-projeto-da-lei-de-responsabilidade-territorial-26428. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  CONCIDADE: Seminário discute o projeto da lei de responsabilidade territorial 

> Acontece nesta quinta-feira (11/09), em Curitiba, o Seminário Regional Sul Projeto de Lei 3057/2000: a nova Lei de Responsabilidade Territorial Urbana. O objetivo do encontro, que se estende até sexta-feira (12/9) é contribuir para a construção de um marco legal que garanta a democratização do acesso ao espaço urbano a toda a população, atualizando a vigente Lei Federal de Parcelamento do Solo. O seminário é promovido pelo Governo do Paraná, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu), por solicitação do Ministério das Cidades e recomendação do Conselho Nacional das Cidades (ConCidades), e reúne representantes dos segmentos sociais organizados, dos interesses privados e dos trabalhadores, do poder público e do terceiro setor dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, no total de 270 pessoas. O Sistema Ocepar está presente no evento, representado pelo assessor de cooperativismo, Izaias Gonçalves Lopes.
> 
> **PL 3057/2000** - Os resultados deste seminário e dos previstos para as regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do Brasil vão subsidiar os parlamentares federais sobre o Projeto de Lei 3057/2000. Em maio foi realizado em Brasília um seminário de caráter nacional que teve como objetivos divulgar ao público em geral o estágio atual da revisão da lei de parcelamento do solo urbano e mobilizar os segmentos do Conselho das Cidades, visando incrementar sua participação no debate. Diferentemente da lei que será revogada, o PL 3057, que tramita no Congresso Nacional desde 2000, trata, além do parcelamento do solo para fins urbanos, dos condomínios urbanísticos, das normas para a regularização fundiária urbana e gestão plena nos municípios quanto ao licenciamento ambiental e urbanístico.
> 
> **Programa** - O seminário foi aberto pelo secretário do Desenvolvimento Urbano e presidente do Conselho Estadual das Cidades, Forte Netto. Logo após a abertura, o diretor do Departamento de Assuntos Fundiários Urbanos do Ministério das Cidades, Celso Santos Carvalho, ministrou a palestra "Significado e importância da Lei de Responsabilidade Territorial". Em seguida, sob a coordenação de Jurandir Guatassara Boeira, do ConCidades Paraná, ocorreu uma roda de debates sobre requisitos urbanísticos e ambientais (professor Fernando Guilherme Bruno Filho, de São Paulo), licenciamento e competências ( professor José Antonio Peres Gediel, do ITCG e da UFPR), e regularização fundiária (Celso Santos Carvalho).
> 
> **Debates continuam** - Na parte da tarde, no Centro de Convenções de Curitiba (Rua Barão do Rio Branco, 370), vai ocorrer nova roda de debates, desta vez coordenada pelo deputado estadual Raul Carrion (PcdoB-RS), de discussão e sistematização das propostas do projeto de lei. Logo depois, em sessão plenária, os representantes dos diversos segmentos fazem considerações sobre o projeto de lei. Na sexta-feira, também no Centro de Convenções de Curitiba, pela manhã grupos de trabalho vão fazer oficinas por subtemas e ocorrerá a sistematização das propostas. Na parte da tarde, será realizada a sessão plenária final para apresentação das considerações e propostas por grupo de trabalho. (Com informações AEN)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Pesquisa eleitoral é o tema do OceparCast da semana, com Roosevelt Arraes](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/06/29/podcast/podcast_29_06_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/pesquisa-eleitoral-e-o-tema-do-oceparcast-da-semana-com-roosevelt-arraes)  15/10/2026 13:06

 

 

 [![Encontro de Agentes de Autogestão inicia em Maringá, com 100 participantes](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/15/agentes/1agentes_15_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/encontro-de-agentes-de-autogestao-inicia-em-maringa-com-100-participantes)  15/10/2026 13:02

 

 

 [![Cativa inicia jornada do Programa de Compliance do Cooperativismo Paranaense ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/15/fotos_destaque/cativa_destaque_15_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-governanca/cativa-inicia-jornada-do-programa-de-compliance-do-cooperativismo-paranaense)  15/10/2026 12:58

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T11:26:32Z",
            "datePublished": "2008-09-11T12:22:24Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "CONCIDADE: Seminário discute o projeto da lei de responsabilidade territorial",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/concidade-seminario-discute-o-projeto-da-lei-de-responsabilidade-territorial-26428"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/concidade-seminario-discute-o-projeto-da-lei-de-responsabilidade-territorial-26428"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

