---
title: COMÉRCIO MUNDIAL II: Acordo mínimo na OMC divide empresários do país | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/comercio-mundial-ii-acordo-minimo-na-omc-divide-empresarios-do-pais-33622
language: pt-BR
date: 2012-05-10T15:46:54Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/comercio-mundial-ii-acordo-minimo-na-omc-divide-empresarios-do-pais-33622. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1484
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/comercio-mundial-ii-acordo-minimo-na-omc-divide-empresarios-do-pais-33622. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  COMÉRCIO MUNDIAL II: Acordo mínimo na OMC divide empresários do país 

O empresariado brasileiro está dividido sobre os rumos das negociações da Organização Mundial de Comércio (OMC), que chegam a uma fase decisiva, com negociações esta semana em Genebra. Alguns representantes do setor privado pedem que o Brasil seja " firme " nas discussões que acontecem esta semana em Genebra e propõem uma " virada de mesa " . Outros empresários recomendam " cautela " e aceitam um acordo pouco ambicioso, desde que a indústria não tenha que ceder ainda mais. Mesmo entre os empresários do setor agrícola - um setor competitivo e favorável à liberalização - existem divergências. Setores que sofrem com os subsídios americanos, como algodão, soja ou arroz, descartam um resultado pouco ambicioso e preferem apostar suas fichas nos tribunais da OMC. Já os setores cujos interesses estão concentrados em acesso a mercados, caso das carnes bovina e de frango, podem preferir um pequeno aumento de cotas e corte de tarifas do que sair das negociações de mãos abanando.

**O que pensa o agronegócio** - "O momento é de ser firme e exigir que seja cumprido o mandato de Doha " , defende Pedro de Camargo Neto, um dos maiores especialistas em comércio internacional do país e presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Carne Suína (Abipecs). Ele não acredita que a OMC estará em risco se os países não conseguirem chegar a um acordo. " Isso é pressão psicológica dos Estados Unidos e da Europa " , afirma. Um dos maiores temores da diplomacia brasileira é que a entidade perca importância se houver um impasse nas negociações da rodada. O presidente do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (Icone), Marcos Sawaya Jank, afirma que existe o risco de os países reduzirem suas ambições para um acordo mínimo. " Isso seria muito ruim. Mas o que é inaceitável, é um retrocesso " , frisa. Jank teme que o governo aceite a criação de mecanismos que tornariam o acesso dos produtos agrícolas do Brasil ainda pior do que antes do início da rodada. É o caso das salvaguardas especiais para países em desenvolvimento, que podem permitir que nações como China e Índia elevem suas tarifas para a soja e o açúcar do Brasil. *(Com informações de UOL Economia)*



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Censo Agropecuário poderá ser respondido pela internet a partir de maio de 2027](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/censo/2ibge_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/censo-agropecuario-podera-ser-respondido-pela-internet-a-partir-de-maio-de-2027)  09/10/2026 12:54

 

 

 [![Resultado do primeiro turno das eleições 2026 é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/resultado-do-primeiro-turno-das-eleicoes-2026-e-o-destaque-da-semana)  09/10/2026 11:35

 

 

 [![Investir em bem-estar animal é estratégico e traz benefícios para o avicultor, defende especialista](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/fotos_destaque/sanidade_destaque_II_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/investir-em-bem-estar-animal-e-estrategico-e-traz-beneficios-para-o-avicultor-defende-especialista)  09/10/2026 11:27

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T15:46:54Z",
            "datePublished": "2006-06-28T11:41:15Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "COMÉRCIO MUNDIAL II: Acordo mínimo na OMC divide empresários do país",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/comercio-mundial-ii-acordo-minimo-na-omc-divide-empresarios-do-pais-33622"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/comercio-mundial-ii-acordo-minimo-na-omc-divide-empresarios-do-pais-33622"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

