---
title: COMÉRCIO EXTERIOR: Com 54 milhões de toneladas movimentadas, portos do Paraná registram alta de 2% no ano | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/comercio-exterior-com-54-milhoes-de-toneladas-movimentadas-portos-do-parana-registram-alta-de-2-no-ano-144352
language: pt-BR
date: 2022-12-09T07:40:00Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/comercio-exterior-com-54-milhoes-de-toneladas-movimentadas-portos-do-parana-registram-alta-de-2-no-ano-144352. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1636
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/comercio-exterior-com-54-milhoes-de-toneladas-movimentadas-portos-do-parana-registram-alta-de-2-no-ano-144352. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


#  COMÉRCIO EXTERIOR: Com 54 milhões de toneladas movimentadas, portos do Paraná registram alta de 2% no ano 

![comercio exterior 09 12 2022](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2022/noticias/12/09/comercio_exterior/comercio_exterior_09_12_2022.webp)Com alta em todos os segmentos de carga, os portos do Paraná fecharam novembro com uma movimentação acumulada de 54.014.368 toneladas em 2022. O volume é 2% maior que o registrado nos 11 meses do ano passado, com 53.028.869 toneladas.

**Expectativa** - O número, alcançado mesmo com as chuvas frequentes do último mês, anima o setor. “Nossa expectativa é superar o recorde do ano passado, que foi de 57,5 milhões de toneladas. Paranaguá tem produtividade acima da média, graças aos esforços constantes dos nossos trabalhadores, operadores, terminais portuários e aos investimentos do Estado e também privados", explica o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

**Meta** - De acordo com ele, a meta é melhorar cada vez mais a estrutura oferecida. “Há grandes investimentos para elevar ainda mais a eficiência dos terminais paranaenses, já reconhecida nacional e internacionalmente”, complementa.

**Granéis sólidos** - Os granéis sólidos correspondem a mais da metade da movimentação (61,6%) – foram 33.308.239 toneladas de janeiro a novembro deste ano e 33.186.345 no mesmo período de 2021 (0,36%). Nos produtos de carga geral a alta foi de 1%, comparando as 12.777.691 toneladas operadas neste ano às 12.593.871 toneladas registradas no ano passado.

**Líquidos** - Entre os líquidos, o crescimento foi maior: 9%. Até o último dia 30 de novembro, a movimentação de cargas carregadas e descarregadas totalizou 7.928.439 toneladas de produtos. Em 2021, foram 7.248.654 toneladas.

**Exportação** - Para exportação, a alta chegou a 8%, com 33.302.202 toneladas carregadas, frente às 30.782.899 toneladas de 2021. No sentido contrário, porém, houve queda. As importações caíram 7% e passaram de 22.245.970 toneladas para 20.712.166 toneladas nos últimos 11 meses.

**Por produto** - Por produto, entre as exportações, destacam-se as altas registradas no milho, farelo, açúcar, celulose e óleo vegetal embarcados pelos portos paranaenses.

**Aumento** - O aumento nos embarques de milho, neste ano, chegou a 533%, com as 4.522.065 toneladas carregadas pelos portos do Paraná. Em 2021, de janeiro a novembro, foram 714.464 toneladas exportadas do produto.

**Farelo de soja** - De farelo de soja, o carregamento totalizou 5.218.316 toneladas neste ano, 15% superior que as 4.543.885 toneladas de 2021. O comércio de açúcar registrou aumento de 1%. Somando o produto embarcado a granel e em saca, foram 4.560.553 toneladas em 2022 e 4.522.180 toneladas em 2021.

**Óleo** - As exportações de óleo de soja subiram 38% no período – de 1.064.801 toneladas para 1.470.461 toneladas. De celulose, foram 678.230 toneladas embarcadas no ano passado e 749.558 toneladas neste ano, aumento de 11%.

**Contêineres** - No caso dos contêineres, a alta registrada foi de 6% no geral, 7% no sentido exportação (de 573.206 TEUs para 610.973 TEUs) e 5% nas importações (de 436.440 TEUs para 459.110 TEUs). A movimentação do segmento chegou a 1.070.083 TEUs (unidade específica equivalente a um contêiner de 20 pés). Em 2021, no período, foram 1.009.646 TEUs.

**Mensal** - A movimentação total dos portos de Paranaguá e Antonina no último mês de novembro foi de 4.315.742 toneladas. Nos mesmos 30 dias, em 2021, foram 4.524.797 toneladas. (*Agência de Notícias do Paraná*)

**FOTO:** *Cláudio Neves / Portos do Paraná*

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2022-12-09T07:40:00Z",
            "datePublished": "2022-12-09T07:40:00Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "COMÉRCIO EXTERIOR: Com 54 milhões de toneladas movimentadas, portos do Paraná registram alta de 2% no ano",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2022\/noticias\/12\/09\/comercio_exterior\/thumbnails\/thumb_comercio_exterior_09_12_2022.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "COMÉRCIO EXTERIOR: Com 54 milhões de toneladas movimentadas, portos do Paraná registram alta de 2% no ano",
                    "width": 600,
                    "height": 400
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/comercio-exterior-com-54-milhoes-de-toneladas-movimentadas-portos-do-parana-registram-alta-de-2-no-ano-144352"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/comercio-exterior-com-54-milhoes-de-toneladas-movimentadas-portos-do-parana-registram-alta-de-2-no-ano-144352"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

