---
title: COMERCIALIZAÇÃO: Agricultura desmente suspensão de leilões de milho e trigo | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/comercializacao-agricultura-desmente-suspensao-de-leiloes-de-milho-e-trigo-12755
language: pt-BR
date: 2012-05-09T16:18:38Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/comercializacao-agricultura-desmente-suspensao-de-leiloes-de-milho-e-trigo-12755. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1469
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/comercializacao-agricultura-desmente-suspensao-de-leiloes-de-milho-e-trigo-12755. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  COMERCIALIZAÇÃO: Agricultura desmente suspensão de leilões de milho e trigo 

> A possibilidade de suspensão dos leilões de milho e trigo movimentou esta terça-feira (28/07) no Ministério da Agricultura, segundo informaram fontes à Agência Estado. Ao que tudo indica, o que poderia barrar a realização das operações seria um problema orçamentário. Ainda não está certo se há falta de recursos para a realização dos leilões ou se trata de dotação orçamentária, quando um recurso deve ser designado para uma despesa com fim específico.
> 
> **Bastidores** - Chegou-se a falar nos bastidores até mesmo que os leilões seriam cancelados em função de indícios de irregularidades nas operações, como já foi detectado no passado, mas a vertente que ainda prevalecia ao início da noite era a da questão orçamentária. A Agência Estado entrou em contato com o Ministério da Fazenda, mas recebeu a informação de que esta seria uma questão do Tesouro Nacional. No Tesouro, ninguém foi encontrado no início da noite para comentar o assunto.
> 
> **Reunião** - Pelo que a Agência Estado apurou, representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), responsável pela realização dos leilões, e do Ministério da Agricultura estiveram reunidos na tarde desta terça-feira (28/07) para debater o tema e estudar uma saída para o problema. A assessoria de imprensa da Agricultura, entretanto, negou a possibilidade de qualquer cancelamento e afirmou que a operação continua no cronograma do Ministério. Na Conab, também não chegou nenhuma informação oficial, segundo uma fonte, informando a respeito do cancelamento de leilões.
> 
> **Prazo** - Não há um prazo mínimo estipulado por lei para que um leilão seja suspenso. O próximo leilão está marcado para o dia 30, quinta-feira. Está prevista uma operação de Prêmio para Escoamento do Produto (PEP) para 100 mil toneladas de trigo do Rio Grande do Sul. No mesmo dia, está previsto também um leilão de Valor de Escoamento de Produto (VEP), que subsidia o frete para o escoamento para o Norte e o Nordeste do País, para 50 mil toneladas de trigo do Paraná. No dia 4 de agosto, está marcada uma operação de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) para 760 mil toneladas de milho. *(Agência Estado)*

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Sistema Ocepar entrega pautas estratégicas ao governador eleito Sérgio Moro](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/diretoria/6diretoria_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sistema-ocepar-entrega-pautas-estrategicas-ao-governador-eleito-sergio-moro)  16/10/2026 11:59

 

 

 [![“Conexões que impulsionam” é tema de Encontro Estadual de Inovação](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/inovacao/2inovacao_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/conexoes-que-impulsionam-e-tema-de-encontro-estadual-de-inovacao)  16/10/2026 11:52

 

 

 [![Aprovação da redução da jornada de trabalho no Senado é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/aprovacao-da-reducao-da-jornada-de-trabalho-no-senado-e-o-destaque-da-semana)  16/10/2026 11:46

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-09T16:18:38Z",
            "datePublished": "2009-07-29T11:47:04Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "COMERCIALIZAÇÃO: Agricultura desmente suspensão de leilões de milho e trigo",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/comercializacao-agricultura-desmente-suspensao-de-leiloes-de-milho-e-trigo-12755"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/comercializacao-agricultura-desmente-suspensao-de-leiloes-de-milho-e-trigo-12755"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

