---
title: CÓDIGO FLORESTAL II: Rebelo promete debate no PR | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/codigo-florestal-ii-rebelo-promete-debate-no-pr-46443
language: pt-BR
date: 2012-03-30T14:23:19Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/codigo-florestal-ii-rebelo-promete-debate-no-pr-46443. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1641
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/codigo-florestal-ii-rebelo-promete-debate-no-pr-46443. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  CÓDIGO FLORESTAL II: Rebelo promete debate no PR 

> O deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP) comprometeu-se a realizar uma audiência pública em Ponta Grossa sobre as alterações no Código Floresta. O evento - na região dos Campos Gerais - foi acertado, nesta terça-feira (05/04), durante reunião com o deputado federal Sandro Alex e o estadual Marcelo Rangel, ambos do PPS. Rebelo é relator do projeto das mudanças. Os representantes do PPS, acompanhados do estadual Douglas Fabrício (PPS), vieram a Brasília juntar-se aos produtores rurais de todo o país que participaram de manifestação na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, em prol da votação do código florestal. O decreto em vigor vence em 11 de junho.
> 
> **Mata ciliar -** Um dos pontos mais polêmicos da proposta de Rebelo é a redução do tamanho da mata ciliar, de 30 metros para 15 metros. Na conversa com Alex, Rebelo disse que mesmo essa margem menor é muito difícil de ser cumprida por pelo menos metade dos pequenos agricultores de regiões como o Nordeste. "O debate que está acontecendo ainda é muito desconhecido pela maioria dos produtores; o que chega até eles é que correm o risco de serem multados e perder a propriedade", diz Sandro Alex, ao justificar o convite a Rebelo para conversar com os produtores da região de Ponta Grossa, a mais produtiva do Brasil, conforme exalta. "Acho que o Aldo está sendo muito equilibrado entre as forças que produzem e as que defendem a natureza. Mostrou-se centrado no assunto e extremamente imparcial; ele viu a realidade do Brasil e merece o respeito".
> 
> **Explicações** - O PPS já havia se reunido com Rebelo e ouviu explicações sobre o substitutivo que ele apresentará ao plenário da Câmara. "A bancada, após ouvir o relato, se posicionou favorável a maior parte do substitutivo". Alex disse a Rebelo que os produtores paranaenses já aplicam o teor do substitutivo dele antes mesmo de entrar em vigor porque aproveitam a produtividade da terra sem depredar.
> 
> **Intranquilidade** - "Atualmente, o sentimento dos produtores dos Campos Gerais e do Paraná é de intranquilidade; eles querem a definição, que a lei seja votada para que eles possam levar adiante suas vidas dentro da lei. Ninguém pode viver dentro de um ambiente de intranquilidade", diz Sandro Alex. Por isso, ele afirma esperar que o assunto seja votado dentro de um mês.
> 
> **Convocação** - O deputado Marcelo Rangel disse que veio a Brasília atender uma grande convocação. "Os cidadãos paranaenses que acompanham a discussão estão cobrando dos parlamentares, com toda a razão, que os representemos aqui em Brasília, nesse momento decisivo". Rangel afirmou que viu como algo importante para o Estado o compromisso de Rebelo em participar de audiência pública na região dos Campos Gerais, onde se localiza a cidade de Ponta Grossa. (*Assessoria de Imprensa do deputado Sandro Alex*)

**BR SIG:** Folder not found or empty: `images/comunicacao/noticias/2011/Abril/6/201146143157/`

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum de TI discute presença da inteligência artificial na vida das cooperativas, retenção de talentos e modernização de sistemas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/forum_de_ti_destaque_22_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/forum-de-ti-discute-a-presenca-da-inteligencia-artificial-na-vida-das-cooperativas-a-retencao-de-talentos-e-modernizacao-de-sistemas)  23/10/2026 11:49

 

 

 [![Cooperativismo do Paraná marca presença no WCM 2026, em Belo Horizonte](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/wcm/1wcm_2026_19_e_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperativismo-do-parana-marca-presenca-no-wcm-2026-em-belo-horizonte)  23/10/2026 11:21

 

 

 [![Formação &quot;Jogar + Aprender&quot; capacita educadores e lideranças em Maringá e Cascavel](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/jogar_aprender_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/formacao-jogar-aprender-capacita-educadores-e-liderancas-em-maringa-e-cascavel)  23/10/2026 11:16

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-03-30T14:23:19Z",
            "datePublished": "2011-04-06T11:31:57Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "CÓDIGO FLORESTAL II: Rebelo promete debate no PR",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/codigo-florestal-ii-rebelo-promete-debate-no-pr-46443"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/codigo-florestal-ii-rebelo-promete-debate-no-pr-46443"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

