---
title: COCEAL: Tecnologias favorecem resgate do algodão no Paraná | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/coceal-tecnologias-favorecem-resgate-do-algodao-no-parana-24797
language: pt-BR
date: 2012-05-10T11:09:05Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/coceal-tecnologias-favorecem-resgate-do-algodao-no-parana-24797. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1827
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/coceal-tecnologias-favorecem-resgate-do-algodao-no-parana-24797. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  COCEAL: Tecnologias favorecem resgate do algodão no Paraná 

> Resgatar para o estado a posição de grande produtor nacional de algodão é a possibilidade quem vem sendo buscada por pesquisadores, cooperativas e produtores do Paraná. O estado, que já foi o responsável por 50% da produção brasileira com uma área de mais de 700 mil hectares, hoje cultiva apenas 7 mil hectares. A área, muito longe daquela cultivada no auge do algodão no Paraná, representa uma boa perspectiva para a cultura, segundo avaliação do presidente da Cooperativa Central do Algodão (Coceal), Almir Montecelli. "Estamos otimistas, porém com o pé no chão. A cotonicultura pode ser retomada por meio das tecnologias disponíveis", afirma, citando projeto desenvolvido pela cooperativa no norte do estado.
> 
> **Investimentos** - Wilson Paes de Almeida, coordenador do programa algodão do Iapar, afirma que as novas tecnologias disponíveis são importantes para a manutenção da cultura no Paraná. ""Vivemos um momento delicado; o declínio do algodão é um risco ao produtor"", alerta, lembrando que as algodoeiras paranaenses estão se transferindo para o centro-oeste. O sistema atual de produção requer altos investimentos e é, ao mesmo tempo, de alto risco. A colheita mecânica convencional, cujas máquinas têm alto custo, impossibilita que pequenos produtores se dediquem à cultura. Essa realidade, segundo Almeida, motiva pesquisadores do Iapar a desenvolver cultivares e tecnologias para aumentar a rentabilidade do algodão no estado. Essas alternativas podem viabilizar a cultura para pequenos produtores, que terão custos menores.
> 
> **Alternativas** - Novas tecnologias de produção, como o adensamento, algodão orgânico e até colorido, podem ser as alternativas para a recuperação da cotonicultura paranaense. A nova tecnologia de plantio é objeto de pesquisa do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), coordenada pelos pesquisadores Ruy Seiji Yamaoka e Celso Jamil Marur. Outros estudos com a cultura contam com parcerias com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), associação de produtores e cooperativas.
> 
> **Vantagens** - Partindo de cultivares adaptadas, o novo sistema de produção vem sendo implantado no Paraná. A diminuição do espaçamento entre as plantas permite muitos ganhos ao produtor porque possibilita a melhor utilização da luz solar, um maior aproveitamento dos nutrientes favorecido pela distribuição do sistema radicular, além da diminuição das perdas em função de falhas de plantio. O menor espaçamento entre plantas, de duas vezes a duas vezes e meia menor que o convencional, traz também como vantagem a redução da perda de água por evapotranspiração, além da menor competição com ervas daninhas porque a cultura cobre mais rapidamente o solo.
> 
> **Colheita** - A precocidade de alguns materiais favorece a produção no Paraná, onde o período de colheita coincide com a época de chuvas mais intensas, ao contrário dos estados da região Centro-Oeste. "No plantio convencional, o período entre o aparecimento da primeira à última bola do algodão é de 45 dias. Essa nova tecnologia permite reduzir esse período em 15 a 20 dias, o que pode diminuir prejuízos", afirma Almeida. Outra vantagem do sistema é que as plantas geram menos frutos, o que reduz o período de abertura das bolas, diminuindo a possibilidade de problemas na lavoura. Essas características atendem também necessidades dos pequenos produtores, que podem se livrar dos riscos climáticos.
> 
> **Ganho** - A redução do ciclo da cultura possibilita um ganho econômico ao produtor. "É possível diminuir aplicação de defensivos e herbicidas e suprimir uma geração do bicudo", relata. O produtor pode também optar por uma segunda cultura, como o milho safrinha. A nova tecnologia é demonstrada em dias de campo, programados para Palotina, Umuarama, Goioerê, Santa Inês e Assaí. (Folha de Londrina)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Cooperativas do Paraná entre as 100 maiores do Sul](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/14/amanha/1amanha_14_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/cooperativas-do-parana-entre-as-100-maiores-do-sul)  14/10/2026 12:24

 

 

 [![Sistema Ocepar orienta cooperativas sobre o acordo entre a ANTT e a Confederação Nacional de Seguradoras](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/14/transporte/transporte_14_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sistema-ocepar-orienta-cooperativas-sobre-o-acordo-entre-a-antt-e-a-confederacao-nacional-de-seguradoras)  14/10/2026 12:09

 

 

 [![Evento comemorativo ao Dia das Crianças proporciona momentos de alegria e integração ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/14/crianca/918dia_crianca_14_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/evento-comemorativo-ao-dia-das-criancas-proporciona-momentos-de-alegria-e-integracao)  14/10/2026 12:00

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T11:09:05Z",
            "datePublished": "2008-04-28T13:11:57Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "COCEAL: Tecnologias favorecem resgate do algodão no Paraná",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/coceal-tecnologias-favorecem-resgate-do-algodao-no-parana-24797"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/coceal-tecnologias-favorecem-resgate-do-algodao-no-parana-24797"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

