---
title: COCAMAR: Setecentos produtores participam do Dia de Campo em Xambrê  | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/cocamar-setecentos-produtores-participam-do-dia-de-campo-em-xambre-91344
language: pt-BR
date: 2012-08-13T12:20:00Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/cocamar-setecentos-produtores-participam-do-dia-de-campo-em-xambre-91344. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1803
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/cocamar-setecentos-produtores-participam-do-dia-de-campo-em-xambre-91344. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


![cocamar 13 08 2012Small](https://paranacooperativo.coop.br/images/unidades/pr/comunicacao/noticias/2012/agosto/13/cocamar/cocamar_13_08_2012Small.jpg)Cerca de 700 produtores participaram de um Dia de Campo sobre integração lavoura, pecuária e floresta promovido na última quinta-feira (09/08) na Estação Experimental do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) em Xambrê, região de Umuarama. A realização da Cocamar, Iapar e Emater/PR contou também com a presença de um grande número de autoridades e lideranças. O governador Beto Richa comunicou na véspera que não poderia comparecer e foi representado pelo secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Anacleto Ortigara.

**Estações** - Na programação, os participantes passaram por três estações em que foram apresentados, em cada qual, detalhes específicos sobre lavoura, pecuária e floresta, com palestras proferidas por especialistas da cooperativa, da instituição e da Emater.

**Sistema moderno e sustentável** - De acordo com o presidente da Cocamar, Luiz Lourenço, a integração é um sistema moderno e sustentável que traduz a tendência da atividade agropecuária. “Para quem quiser tornar sua propriedade altamente produtiva, esse é caminho”, disse Lourenço, lembrando que a pecuária mantida de forma tradicional tende a desaparecer, enquanto a monocultura de grãos, hoje em alta, é marcada também por períodos de preços ruins. “Integrando vários negócios, a possibilidade de quebrar é praticamente nula”, disse.

**Revolução** - Por sua vez, o presidente da Emater/PR, Rubens Ernesto Niederhattmann, afirmou que a integração é um sistema que veio para revolucionar a agropecuária brasileira e está ao alcance de quem quiser promover um choque de produtividade em sua fazenda, tornando-a uma fábrica de alimentos. “É para isso que precisamos avançar”, observou, dizendo que a região propicia solo, clima, tem tecnologia disponível e conta com recursos oferecidos pelo programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono) do governo federal.

**Modelo** - Florindo Dalberto, presidente do Iapar, explicou que a instituição mantém cerca de 20 hectares com integração lavoura, pecuária e floresta, onde se produz grãos no verão, se faz engorda gado no inverno e ainda há floresta de eucalipto que proporciona sombreamento ao gado e uma renda adicional com a venda da madeira. “É um modelo pronto para que os produtores venham conhecer e aplicar, aqui há tudo o que eles precisam”, acrescentou. Para o especialista Sérgio Alves, que há quase 20 anos se dedica ao assunto no Paraná, a integração é um caminho sem volta “e quem investe não têm motivos para se arrepender, pois passa a produzir itens nobres e de liquidez no mercado”.

**Primeiros passos** - O deputado estadual Fernando Scanavaca lembrou que foi durante a seu mandato de prefeito em Umuarama, na segunda metade da década de 1990, que se começou a falar e a dar os primeiros passos em integração. Para ele, o sistema, ao promover uma revitalização na agropecuária e na economia regional, “pode voltar a fazer com que o noroeste seja forte, da mesma forma como acontecia nos tempos áureos da cafeicultura”.

**Parceria** - Finalmente, o secretário Norberto Ortigara enfatizou que o governo do Paraná quer ser “um parceiraço” da Cocamar na divulgação do sistema de integração lavoura, pecuária e floresta, explicando que não há dúvida quanto a eficácia e os resultados desse sistema inovador. “É um processo que vai evoluir e ganhar o seu espaço, pois é a melhor maneira de garantir o futuro dos produtores do noroeste.”

**Área** - A região da cooperativa conta com cerca de 20 mil hectares já mantidos com o programa e a perspectiva é que essa área apresente forte expansão nos próximos anos. Um dos cooperados referenciais nesse assunto é César Formighieri, dono da Fazenda Santa Felicidade em Maria Helena, região de Umuarama. Neste ano, mesmo com seca, ele colheu 80 sacas de soja por alqueire que, cotada a preço acima da média, garantiu uma lucratividade equivalente a 30 sacas. Formighieri, que faz integração desde 2001, disse que o acompanhamento técnico é fundamental. Falando aos presentes, ele disse também que é preciso mudar a forma de o pecuarista ver a sua atividade, “não há como sobreviver diante da baixa rentabilidade em razão dos pastos degradados, comuns no noroeste”.

**Avanço** - Segundo Luiz Lourenço, o potencial para avanço da integração na região do arenito caiuá, no noroeste do Estado, é de aproximadamente 1,8 milhão de hectares. (*Imprensa Cocamar*)

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-08-13T12:20:00Z",
            "datePublished": "2012-08-13T12:20:00Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "COCAMAR: Setecentos produtores participam do Dia de Campo em Xambrê ",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/cocamar-setecentos-produtores-participam-do-dia-de-campo-em-xambre-91344"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/cocamar-setecentos-produtores-participam-do-dia-de-campo-em-xambre-91344"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

