---
title: COCAMAR I: Núcleos femininos serão formados na região de Londrina | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/cocamar-i-nucleos-femininos-serao-formados-na-regiao-de-londrina-46125
language: pt-BR
date: 2012-03-30T14:23:12Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/cocamar-i-nucleos-femininos-serao-formados-na-regiao-de-londrina-46125. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1265
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/cocamar-i-nucleos-femininos-serao-formados-na-regiao-de-londrina-46125. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  COCAMAR I: Núcleos femininos serão formados na região de Londrina 

> **A Cocamar está iniciando a formação dos núcleos femininos nas unidades na região de Londrina, em continuidade ao trabalho já desenvolvido há meses. Em setembro do ano passado, a coordenadora de Relação com o Cooperado, Cecília Adriana da Silva, esteve em Rolândia apresentando a um grupo de mais de 80 participantes de todas as unidades da região, a programação realizada pela cooperativa junto a associadas e esposas de cooperados.**
> 
> **Reuniões - O interesse foi tanto que nesta terça-feira (15/03), a partir das 14h, na sala de reuniões da unidade de Arapongas, acontece a primeira reunião para formação do núcleo feminino local. O segundo grupo se reúne dia 23, a partir das 13h30, no auditório da cooperativa em Rolândia, e outras cinco unidades devem fazer o mesmo entre os meses de abril e maio.**
> 
> **Cursos - Segundo Adriana, o modelo a ser adotado seguirá os mesmos moldes dos núcleos da região noroeste, onde há 455 participantes em 17 núcleos. Na primeira palestra, será apresentado um projeto e, na sequência, a programação prevê cursos de cooperativismo e outros assuntos relacionados à Cocamar, liderança, empreendedorismo, administração rural, oratória, temas voltados à gestão da propriedade e visitas à cooperativa em Maringá. "Nosso objetivo é aproximar as mulheres do dia a dia da cooperativa e proporcionar condições para que elas se tornem parceiras de seus maridos na administração da propriedade", ressalta a coordenadora. (*Imprensa Cocamar*)**

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Cooperativas do Paraná entre as 100 maiores do Sul](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/14/amanha/1amanha_14_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/cooperativas-do-parana-entre-as-100-maiores-do-sul)  14/10/2026 12:24

 

 

 [![Sistema Ocepar orienta cooperativas sobre o acordo entre a ANTT e a Confederação Nacional de Seguradoras](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/14/transporte/transporte_14_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sistema-ocepar-orienta-cooperativas-sobre-o-acordo-entre-a-antt-e-a-confederacao-nacional-de-seguradoras)  14/10/2026 12:09

 

 

 [![Evento comemorativo ao Dia das Crianças proporciona momentos de alegria e integração ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/14/crianca/918dia_crianca_14_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/evento-comemorativo-ao-dia-das-criancas-proporciona-momentos-de-alegria-e-integracao)  14/10/2026 12:00

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-03-30T14:23:12Z",
            "datePublished": "2011-03-14T12:07:27Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "COCAMAR I: Núcleos femininos serão formados na região de Londrina",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/cocamar-i-nucleos-femininos-serao-formados-na-regiao-de-londrina-46125"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/cocamar-i-nucleos-femininos-serao-formados-na-regiao-de-londrina-46125"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

