---
title: CICLO DE PALESTRAS: \"Celeiro\", país tem de avançar na pesquisa | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ciclo-de-palestras-celeiro-pais-tem-de-avancar-na-pesquisa-46709
language: pt-BR
date: 2012-03-30T14:05:29Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ciclo-de-palestras-celeiro-pais-tem-de-avancar-na-pesquisa-46709. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1908
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ciclo-de-palestras-celeiro-pais-tem-de-avancar-na-pesquisa-46709. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  CICLO DE PALESTRAS: \\"Celeiro\\", país tem de avançar na pesquisa 

> O Brasil assumiu o papel de fornecedor de alimento para o mundo e, sem novos avanços nas pesquisas agropecuárias, acabará colaborando para que a fome se alastre. A avaliação é do pesquisador e ex-presidente da Embrapa Sílvio Crestana, principal convidado da edição desta terça-feira (26/04) do Ciclo de Palestras Gazeta do Povo, realizado na sede do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), em Londrina, em parceria com o Sistema Ocepar e Faep e apoio do Iapar, Embrapa Soja, Fundação Meridional e Coodetec. A discussão foi sobre Desafios e Oportunidades do Novo Ciclo de Expansão do Agronegócio, centrando-se em Tecnologia e Inovação. O superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, o analista técnico e econômico Robson Mafioletti, além de dirigentes e cooperados da região prestigiaram o evento.
> 
> **Responsabilidade** - O país ganhou responsabilidade no combate à fome na última década, mostrou Crestana em números. Do ciclo agrícola 2000/01 até 2008/09, o mundo consumiu 102 milhões de toneladas de seus estoques de grãos, pontuou. E o Brasil produziu 186 milhões a mais do que consumiu, ajudando a preencher parte do déficit de 360 milhões de toneladas da China. Pelo ritmo atual da economia, o planeta dificilmente reduzirá o número de famintos de 840 milhões para 400 milhões até 2015, conforme meta internacional estabelecida em 1996. "Hoje existe 1 bilhão de famintos", apontou, citando estimativa da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento e a Agricultura (FAO).
> 
> **Novas instituições** - Crestana analisou que o Brasil tem o desafio de criar novas instituições de pesquisa e desenvolver tecnologias nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, menos estruturadas, e de reforçar os investimentos nas regiões Sul e Sudeste. O país terá melhor resultado associando-se a outros países do que investindo essencialmente na pesquisa nacional. "Os Estados Unidos têm 1,3 milhão de cientistas; a China, perto de 950 mil; o Japão, 550 mil. Nós temos 120 mil", comparou. Em sua avaliação, órgãos de pesquisa como o Iapar e a Embrapa tiveram papel fundamental para o desenvolvimento da agricultura e a sustentação do superávit da balança comercial, positiva há dez anos consecutivos graças aos produtos do agronegócio. Mas precisam de mais investimento.
> 
> **Fortalecimento -** O presidente do Iapar, Florindo Dalberto, falou na sequência que "o Paraná não consegue mais viver sem pesquisa". O instituto, criado em 1972, tem 1.210 vagas, mas 480 não estão preenchidas por servidores concursados. A promessa do governo do estado é fortalecer o Iapar e buscar integração com o agronegócio. Dalberto defendeu que o Paraná precisa criar com urgência uma lei de inovação, que coloque pesquisadores dentro das fazendas e empresas do setor. Em sua avaliação, as parcerias podem melhorar o aproveitamento dos recursos do Iapar - que tem orçamento de R$ 100 milhões neste ano.
> 
> **Ampliação** - O chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Soja, também com sede em Londrina, José Renato Farias, contou que a instituição está ampliando seu leque de pesquisa. "Estamos evoluindo da era dos transgênicos simples e trabalhando com fatores ambientais como tolerância à seca, sem esquecer do melhoramento convencional."
> 
> **Avanço** - Ivo Carraro, diretor executivo da Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (Coodetec), que pertence a 34 cooperativas, destacou que "na agricultura o Brasil já é líder". "Um dia teremos menos de meio hectare por habitante para produzir alimentos. Avançamos muito em produtividade e precisamos de mais, sem degradar o meio ambiente."
> 
> **Próximo ciclo** - A próxima edição do Ciclo de Palestras será na Expoingá, que ocorre de 5 a 15 de maio. O evento está marcado para dia 7 e contará com representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Embrapa, Iapar e Universidade Estadual de Maringá (UEM) para discutir o tema "Agricultura de Alta Performance". (*Com informações da* *Gazeta do Povo*)

**BR SIG:** Folder not found or empty: `images/comunicacao/noticias/2011/Abril/27/2011427144033/`

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Sistema Ocepar entrega pautas estratégicas ao governador eleito Sérgio Moro](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/diretoria/6diretoria_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sistema-ocepar-entrega-pautas-estrategicas-ao-governador-eleito-sergio-moro)  16/10/2026 11:59

 

 

 [![“Conexões que impulsionam” é tema de Encontro Estadual de Inovação](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/inovacao/2inovacao_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/conexoes-que-impulsionam-e-tema-de-encontro-estadual-de-inovacao)  16/10/2026 11:52

 

 

 [![Aprovação da redução da jornada de trabalho no Senado é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/aprovacao-da-reducao-da-jornada-de-trabalho-no-senado-e-o-destaque-da-semana)  16/10/2026 11:46

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-03-30T14:05:29Z",
            "datePublished": "2011-04-27T11:40:33Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "CICLO DE PALESTRAS: \\\"Celeiro\\\", país tem de avançar na pesquisa",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/ciclo-de-palestras-celeiro-pais-tem-de-avancar-na-pesquisa-46709"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/ciclo-de-palestras-celeiro-pais-tem-de-avancar-na-pesquisa-46709"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

