---
title: CASTROLANDA: Agroleite terá juiz canadense | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/castrolanda-agroleite-tera-juiz-canadense-16730
language: pt-BR
date: 2012-05-09T16:47:33Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/castrolanda-agroleite-tera-juiz-canadense-16730. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1293
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/castrolanda-agroleite-tera-juiz-canadense-16730. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  CASTROLANDA: Agroleite terá juiz canadense 

> O canadense Callum McKinven, junto com mais três nomes que ainda serão anunciados pela comissão organizadora do Agroleite, será um dos responsáveis por eleger a campeã entre os mais de 600 animais que passarão pela pista de julgamento da exposição, que será realizada de 10 a 14 de agosto, no Parque de Exposições Dario Macedo, em Castro (PR). Trazido ao Brasil pela Semex, empresa do setor de inseminação artificial, McKinven chega ao Brasil no dia 10 de agosto. O canadense vai avaliar os animais da raça holandesa e jersey. "Eu aprecio um bom animal, independentemente da sua raça", disse ele. McKinven já julgou animais em mais de 25 países. Entre os trabalhos, ele destaca a participação por diversas vezes nas duas feiras internacionais mais importantes do setor leiteiro, a Royal Agricultural Winter Fair, no Canadá onde já julgou 7 vezes e a Dairy Expo, em Madison, 8 vezes. Em ambas as feiras,  julgou vários animais de diversas raças leiteiras. Além de jurado, McKinven é criador em Hatley, Quebec.
> 
> **Demais raças** - A comissão organizadora anuncia na próxima semana o responsável por avaliar os animais da raça simental. "Estamos buscando um austríaco especialista em simental leite. Optamos por um jurado estrangeiro porque no Brasil a maioria dos jurados ainda valoriza a dupla aptidão do simental: corte e leite, porém, conduzem o julgamento avaliando as mesmas características para ambos. Do ano 2000 para cá é que se começou a mudar este conceito. Então aí está a nossa preocupação em trazer um especialista com grande experiência na área, pois não queremos correr o risco de premiar animais que não tenham características leiteiras", disse o organizador Luiz Geraldo Almeida. Para as raças pardo-suíça e girolando a comissão organizadora prevê nomes nacionais.
> 
> **Juízes** - A presença de nomes internacionais é tradicional no Agroleite. "A participação de jurados internacionais é muito importante, pois o que os criadores querem é ter um parâmetro dos animais daqui com os dos demais países. Estes juízes, especialmente o Mckinven viajam o mundo todo e podem com segurança passar esta expectativa para os criadores quanto ao sucesso da seleção genética dos expositores", disse José Hilton Prata Ribeiro, coordenador geral do Agroleite.
> 
> **Inscrições -** As inscrições para participação dos animais serão abertas em junho. A comissão prepara instalações para receber cerca de 700 animais no Parque. Além da pista de julgamento serão inscritos animais para o torneio leiteiro e leilão Top Agroleite. (*Imprensa Castrolanda*)

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-09T16:47:33Z",
            "datePublished": "2010-05-21T12:14:50Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "CASTROLANDA: Agroleite terá juiz canadense",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/castrolanda-agroleite-tera-juiz-canadense-16730"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/castrolanda-agroleite-tera-juiz-canadense-16730"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

