---
title: CARNES II: Cooperados londrinenses abatem 400 cabeças/mês | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/carnes-ii-cooperados-londrinenses-abatem-400-cabecas-mes-100091
language: pt-BR
date: 2012-05-08T15:31:37Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/carnes-ii-cooperados-londrinenses-abatem-400-cabecas-mes-100091. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1309
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/carnes-ii-cooperados-londrinenses-abatem-400-cabecas-mes-100091. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  CARNES II: Cooperados londrinenses abatem 400 cabeças/mês 

> Com 18 pontos de venda no Estado, a Cooperativa dos Produtores de Carnes Nobres do Norte do Paraná (Copcarnes) também está em ritmo de crescimento. Os 23 produtores estão trabalhando com abate precoces entre 18 e 20 meses, somando em torno de 400 cabeças por mês.
> 
> **Rentabilidade** - A rentabilidade dos cooperados com as vendas fica, no mínimo, 5% acima do mercado, dependendo da época do ano. Como em Guarapuava, tanto o abate quanto o frigorífico são terceirizados. Edécio David Zerbetto, presidente da Copcarnes, diz que os pecuaristas estão contentes com os preços. ''Produzir este tipo de carne não é barato. Aqui na cooperativa, eles têm a garantia de receber pelo preço correto do trabalho que tiveram''.
> 
> **Produção variada** - A produção varia bastante de produtor para produtor. No caso de Zerbetto, por volta de 240 cabeças de animais precoces por ano. Ele salienta que não se produz carne desta qualidade da noite para o dia e que o retorno vem pelo menos 27 meses depois da inseminação dos animais. ''Mesmo assim, já existem alguns produtores estruturados na região que vislumbram entrar na cooperativa. Nós precisamos que eles tenham o produto em mãos, para que possamos atender o mercado'', relata.
> 
> **Mercado aquecido** - Pelos cálculos de Zerbetto, a Copcarnes está crescendo por volta de 25% ao ano desde sua fundação, em 2008, e chega às gôndolas com o nome de Quality Carnes Nobres. ''Hoje a oferta e a demanda no nosso caso está igualada. O crescimento do nosso faturamento é consequência do aquecimento do mercado'', completa. (*Folha de Londrina*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Presidente do Conselho Deliberativo da Ocepar fala de cooperativismo na TV Evangelizar](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/26/fotos_destaque/evangelizar_destaque_26_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/presidente-do-conselho-deliberativo-da-ocepar-fala-de-cooperativismo-na-tv-evangelizar)  26/10/2026 12:31

 

 

 [![Orçamento de 2027 foi um dos temas em pauta na reunião do Conselho Administrativo do Sescoop/PR](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/26/sescoop/1sescoop_26_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/orcamento-de-2027-foi-um-dos-temas-em-pauta-na-reuniao-do-conselho-administrativo-do-sescoop-pr)  26/10/2026 12:26

 

 

 [![Fórum terá apresentação de indicadores de maturidade de auditoria interna; evento inicia nesta terça-feira](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/09/25/forum_auditores/forum_auditores_internos_24_09_26.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/forum-tera-apresentacao-de-indicadores-de-maturidade-de-auditoria-interna-evento-inicia-nesta-terca-feira)  26/10/2026 12:06

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-08T15:31:37Z",
            "datePublished": "2012-04-05T12:02:07Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "CARNES II: Cooperados londrinenses abatem 400 cabeças\/mês",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/carnes-ii-cooperados-londrinenses-abatem-400-cabecas-mes-100091"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/carnes-ii-cooperados-londrinenses-abatem-400-cabecas-mes-100091"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

