---
title: CARLOS MELLES ASSINA COM OCB ACORDO DE COOPERAÇÃO | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/carlos-melles-assina-com-ocb-acordo-de-cooperacao-70468
language: pt-BR
date: 2012-06-04T15:42:24Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/carlos-melles-assina-com-ocb-acordo-de-cooperacao-70468. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1186
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/carlos-melles-assina-com-ocb-acordo-de-cooperacao-70468. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  CARLOS MELLES ASSINA COM OCB ACORDO DE COOPERAÇÃO 

 Presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo(Sescoop), Márcio de Freitas, e o ministro do Esporte e Turismo, Carlos Melles, assinaram, ontem (24.10), convênio para apoio financeiro ao Programa de Turismo Rural Cooperativo. O objetivo do programa é promover o desenvolvimento de áreas rurais de municípios brasileiros através da implementação de modelos de gestão e de organização social e da ampliação da oferta turística nessas áreas, visando agregar valor à atividade rural e melhorar a qualidade de vida das populações. Na solenidade, o presidente Márcio agradeceu a oportunidade dada ao Cooperativismo de desenvolver, junto ao Ministério, um programa que irá melhorar a renda dos agricultores e comunidades envolvidas. Agradeceu, também, ao vice-presidente Alfeu Mendes, mentor dessa idéia, pelo trabalho e dedicação que transformou-a em realidade. O ministro Carlos Melles afirmou que esse convênio é o primeiro passo para alavancar o desenvolvimento do Cooperativismo rural no País. Melles ressaltou, também, que o Sescoop é a grande ferramenta que irá fortalecer o Cooperativismo, lembrando que o trabalho está apenas começando e que o Sescoop fará um grande e importante serviço pela sociedade.



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Comissão de Direito Cooperativo da OAB/PR promove seminário dia 11 de novembro, no Sistema Ocepar](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/07/direito_cooperativo/direito_cooperativo_destaque_II_07_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/comissao-de-direito-cooperativo-da-oab-pr-promove-seminario-dia-11-de-novembro-no-sistema-ocepar)  04/11/2026 11:38

 

 

 [![Coordenadores de núcleos da Sicredi Rio Paraná visitam Ocepar e Assembleia Legislativa](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/11/04/fotos_destaque/imersao_destaque_04_11_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/coordenadores-de-nucleos-da-sicredi-rio-parana-visitam-ocepar-e-assembleia-legislativa)  04/11/2026 11:34

 

 

 [![Formação para profissionais de cooperativas paranaenses aborda compliance e LGPD](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/11/04/compliance/1compliance_04_11_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/formacao-para-profissionais-de-cooperativas-paranaenses-aborda-compliance-e-lgpd)  04/11/2026 11:29

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-06-04T15:42:24Z",
            "datePublished": "2001-10-25T12:46:05Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "CARLOS MELLES ASSINA COM OCB ACORDO DE COOPERAÇÃO",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/carlos-melles-assina-com-ocb-acordo-de-cooperacao-70468"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/carlos-melles-assina-com-ocb-acordo-de-cooperacao-70468"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

