---
title: CAPAL: Associado da cooperativa está entre os melhores produtores de leite do país | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/capal-associado-da-cooperativa-esta-entre-os-melhores-produtores-de-leite-do-pais-144580
language: pt-BR
date: 2022-12-22T08:08:00Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/capal-associado-da-cooperativa-esta-entre-os-melhores-produtores-de-leite-do-pais-144580. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1622
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/capal-associado-da-cooperativa-esta-entre-os-melhores-produtores-de-leite-do-pais-144580. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


#  CAPAL: Associado da cooperativa está entre os melhores produtores de leite do país 

O tão sonhado projeto saiu do papel em 2016 quando o veterinário Lúcio Cunha Drinko iniciou a produção de leite na propriedade da família, em Arapoti (PR). Com o apoio e suporte da Capal, Lúcio aumentou sua leiteria em poucos anos e foi eleito, na última semana, um dos melhores produtores de leite do país pelo RumiScore, considerado o maior benchmarking de produtividade e sustentabilidade da pecuária de leite do Brasil.

**Cooperado** - “Entrei como cooperado justamente para dar início ao meu projeto. Sempre trabalhei nessa área e a minha vontade era de montar uma leiteria na propriedade dos meus pais. Começamos com oito vacas e uma produção de 400 litros de leite a cada dois dias”, lembra.

**Reconhecimento** - Com a ajuda da cooperativa, o produtor adquiriu mais animais e ganhou reconhecimento. “Hoje nós temos 110 vacas em lactação e quase 220 animais no total. A nossa produção atualmente é de 3,5 mil litros de leite por dia”, ressalta.

**Primeira premiação** - Dois anos depois de iniciar a leiteria, o produtor recebeu sua primeira premiação quando ficou entre as 100 propriedades mais eficientes no país pelo Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB). Criado em 2018, o IILB foi construído a partir da base de clientes usuários do Software Ideagri.

**RumiScore** - O RumiScore é uma evolução do IILB e avaliou, em sua última edição, 13 indicadores de desempenho das áreas de reprodução, sanidade, criação, produção e sustentabilidade em mais de mil fazendas por todo o país a partir de resultados zootécnicos. Entre as categorias do prêmio estavam o Gado Mestiço até 75% Europeu, Gado Mestiço de 75% a 93% Europeu e Gado Puro Europeu.

**Posições** - Lúcio, que trabalha em conjunto com a esposa Viviane, também veterinária, ficou em 4º lugar nos índices gerais e em 2º lugar na categoria Gado Puro Europeu com nota final de 8,94. A premiação aconteceu na semana passada em um evento realizado na cidade de Indaiatuba.

**Incentivo** - De acordo com Lúcio, o prêmio foi um incentivo para melhorar ainda mais a qualidade da sua produção. “E a Capal foi fundamental nesse resultado por conta de todo o suporte que recebemos com os técnicos da Cooperativa. E essa união vai nos ajudar a crescer ainda mais”, comemora.

**Esforço** - O coordenador da Pecuária Leiteira da Capal, Roberto Caldeira, destaca o reconhecimento do prêmio. “Uma premiação como essa a nível Brasil enaltece o esforço do cooperado em buscar inovação. Hoje a Capal conta com 26 técnicos da pecuária que estão diretamente ligados à nutrição e qualidade do leite. E o projeto para 2023 é focar também na gestão de custos. Esses são os nossos mais importantes pilares”, finaliza.

**Sobre a Capal Cooperativa Agroindustrial** - Fundada em 1960, a Capal conta atualmente com mais de 3,6 mil associados, distribuídos em 21 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 65% das operações da cooperativa, produzindo mais de 862 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, trigo, milho e café. A área agrícola assistida ultrapassa os 173 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 12 milhões de litros, proveniente de 270 produtores. Além disso, a cooperativa comercializa 31 mil toneladas de suínos vivos ao ano. (*Imprensa Capal*)

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2022-12-22T08:08:00Z",
            "datePublished": "2022-12-22T08:08:00Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "CAPAL: Associado da cooperativa está entre os melhores produtores de leite do país",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2022\/noticias\/12\/22\/capal\/thumbnails\/thumb_1capal_22_12_2022.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "CAPAL: Associado da cooperativa está entre os melhores produtores de leite do país",
                    "width": 450,
                    "height": 600
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/capal-associado-da-cooperativa-esta-entre-os-melhores-produtores-de-leite-do-pais-144580"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/capal-associado-da-cooperativa-esta-entre-os-melhores-produtores-de-leite-do-pais-144580"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

