---
title: CÂMARA II: Heinze cobra medidas para reduzir preço do diesel nos custos de produção | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/camara-ii-heinze-cobra-medidas-para-reduzir-preco-do-diesel-nos-custos-de-producao-16700
language: pt-BR
date: 2012-05-09T16:47:15Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/camara-ii-heinze-cobra-medidas-para-reduzir-preco-do-diesel-nos-custos-de-producao-16700. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1539
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/camara-ii-heinze-cobra-medidas-para-reduzir-preco-do-diesel-nos-custos-de-producao-16700. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  CÂMARA II: Heinze cobra medidas para reduzir preço do diesel nos custos de produção 

> A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados realizou nesta quarta-feira (19/05), audiência pública com a presença de técnicos da Petrobras para debater o alto preço do óleo diesel. Durante o encontro, proposto pelo deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), vários parlamentares reclamaram do valor do produto e do impacto do combustível nos custos de produção da lavoura e do transporte de pessoas e carga.
> 
> **Autor** - Um dos mais enfáticos foi, justamente, o autor do requerimento para realização do debate. O deputado Heinze aproveitou a presença dos gerentes da área de abastecimento da Petróleo Brasileiro AS, Theodoros Panagiotis Marcopoulos; e da área de preços, Luciene Carneiro Fernandes de Alencar Paiva, para cobrar a adoção de medidas que diminua o preço do insumo utilizado pelos produtores rurais, caminhoneiros e empresas de ônibus. "A estatal precisa reduzir um pouco do seu lucro, abrir mão de parte do ganho com o combustível e ajudar alguns dos principais setores que movem o país: a agricultura e o transporte" enfatizou.
> 
> **Peso** - Ao falar sobre o peso do produto no custo operacional efetivo da produção agrícola, o parlamentar gaúcho solicitou que o governo analise uma forma de barateá-lo. Heinze citou o caso de algumas culturas para exemplificar a relação diesel e gastos no campo. "No caso da soja é preciso colher cinco sacas por hectares, na lavoura de milho de oito a 20 sacas e na de arroz em torno de 20 sacas. Precisamos desenvolver um projeto que crie condições para que o diesel impacte menos no bolso dos agricultores. Não há outra forma, se não diminuir os custos de produção. A União e os estados devem reduzir os impostos para que eles possam ter um pouco de renda", expôs.
> 
> **Grupo de trabalho** - O parlamentar propôs a criação de um Grupo de Trabalho com técnicos da Câmara dos Deputados, da CNA, OCB, Acebra, Contag e entidades ligadas ao setor de transporte para analisar a composição do preço do combustível e apresentar propostas para modificar a sistemática financeira desde a extração do petróleo até as bombas dos postos. Atualmente o valor do óleo diesel é composto de 18% de tributos que incidem na distribuição e revenda; 6% refere-se ao biodiesel adicionado; 13% é de ICMS (impostos estaduais), 10% da Cide, Pis/Pasep e Cofins (tarifas federais) e 53% é a o valor de revenda da Petrobras. (*Assessoria de Imprensa*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Sistema Ocepar entrega pautas estratégicas ao governador eleito Sérgio Moro](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/diretoria/6diretoria_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sistema-ocepar-entrega-pautas-estrategicas-ao-governador-eleito-sergio-moro)  16/10/2026 11:59

 

 

 [![“Conexões que impulsionam” é tema de Encontro Estadual de Inovação](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/inovacao/2inovacao_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/conexoes-que-impulsionam-e-tema-de-encontro-estadual-de-inovacao)  16/10/2026 11:52

 

 

 [![Aprovação da redução da jornada de trabalho no Senado é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/aprovacao-da-reducao-da-jornada-de-trabalho-no-senado-e-o-destaque-da-semana)  16/10/2026 11:46

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-09T16:47:15Z",
            "datePublished": "2010-05-20T12:45:51Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "CÂMARA II: Heinze cobra medidas para reduzir preço do diesel nos custos de produção",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/camara-ii-heinze-cobra-medidas-para-reduzir-preco-do-diesel-nos-custos-de-producao-16700"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/camara-ii-heinze-cobra-medidas-para-reduzir-preco-do-diesel-nos-custos-de-producao-16700"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

