---
title: BRDE apresenta metas para o Codesul | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/brde-apresenta-metas-para-o-codesul-29532
language: pt-BR
date: 2012-05-10T14:58:40Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/brde-apresenta-metas-para-o-codesul-29532. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1175
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/brde-apresenta-metas-para-o-codesul-29532. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  BRDE apresenta metas para o Codesul 

 Reuniões preparatórias realizadas nesta quarta-feira (9) no Palácio Iguaçu definiram algumas das metas a serem levadas ao governador Roberto Requião, que assumiu nesta quinta-feira (10), em Curitiba, a presidência do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). O conselho também reúne os governadores de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Em encontro com a diretoria de planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), ficou acertado que a instituição deve estar aliada às políticas públicas da nova gestão. "O banco vai estudar a questão de microcrédito, iniciativa que permite que pequenos empresários possam investir cada vez mais na região do Codesul", afirmou Mauro Eli Leal Pare, coordenador de Relações com Entidades Governamentais do banco.Para Santiago Gallo, que assume a secretaria-executiva do Codesul, a parceria com o BRDE pode vir ao encontro de metas estabelecidas pelo governador Roberto Requião. "O governo do Paraná apóia os Arranjos Produtivos Locais (APLs) do Estado. Com linhas de crédito do BRDE, é possível o financiamento de máquinas de costura para as pequenas empresas de confecções, atendendo assim o APL de confecções de Cianorte e o de bonés em Apucarana", disse Gallo.



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Censo Agropecuário poderá ser respondido pela internet a partir de maio de 2027](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/censo/2ibge_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/censo-agropecuario-podera-ser-respondido-pela-internet-a-partir-de-maio-de-2027)  09/10/2026 12:54

 

 

 [![Resultado do primeiro turno das eleições 2026 é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/resultado-do-primeiro-turno-das-eleicoes-2026-e-o-destaque-da-semana)  09/10/2026 11:35

 

 

 [![Investir em bem-estar animal é estratégico e traz benefícios para o avicultor, defende especialista](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/fotos_destaque/sanidade_destaque_II_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/investir-em-bem-estar-animal-e-estrategico-e-traz-beneficios-para-o-avicultor-defende-especialista)  09/10/2026 11:27

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T14:58:40Z",
            "datePublished": "2005-03-11T13:10:11Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "BRDE apresenta metas para o Codesul",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/brde-apresenta-metas-para-o-codesul-29532"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/brde-apresenta-metas-para-o-codesul-29532"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

