---
title: Boi: governo e setor privado discutem dia 29 inovações no Sisbov | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/boi-governo-e-setor-privado-discutem-dia-29-inovacoes-no-sisbov-32058
language: pt-BR
date: 2012-05-10T15:29:31Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/boi-governo-e-setor-privado-discutem-dia-29-inovacoes-no-sisbov-32058. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1330
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/boi-governo-e-setor-privado-discutem-dia-29-inovacoes-no-sisbov-32058. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Boi: governo e setor privado discutem dia 29 inovações no Sisbov 

Técnicos do Ministério da Agricultura e da iniciativa privada devem avaliar no dia 29, em Brasília, novas regras para o Sistema Brasileiro de Identificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov). O sistema, instituído em janeiro de 2002, reúne informações sobre os animais cuja carne será destinada à exportação. O Sisbov conta hoje com mais de 33 milhões de animais e 120 mil e 500 propriedades cadastradas em todo o País. Além de ampliar de 40 para 90 dias o prazo mínimo de permanência dos animais na base de dados do Sisbov, o ministério quer alterar outras regras. De acordo com o coordenador do Sistema de Rastreabilidade, Naor Maia Luna, a reunião deverá aprovar, para o próximo ano, o recadastramento de propriedades e produtores rurais. O trabalho será feito com base nos cadastros existentes nas unidades de atenção veterinária dos órgãos estaduais de defesa sanitária animal.

**Certificação** - Os técnicos vão definir também a periodicidade das auditorias a serem realizadas nas propriedades aprovadas (fazendas, confinamentos, leilões, feiras e exposições). Os pecuaristas terão que identificar 100% de seus animais até 31 de dezembro do próximo ano, caso contrário não poderão exportar. Para atender a exigências dos mercados importadores, especialmente da União Européia, o ministério pretende instituir a condição de propriedade aprovada para exportação, a qual deverá observar, entre outros procedimentos, os períodos legais de vacinação, o uso correto de medicamentos e a implantação de um livro de registro que permita o acompanhamento do sistema de produção. O objetivo é estender a certificação até o corte da carne a ser comercializada. (Boletim Agropecuário)



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Censo Agropecuário poderá ser respondido pela internet a partir de maio de 2027](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/censo/2ibge_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/censo-agropecuario-podera-ser-respondido-pela-internet-a-partir-de-maio-de-2027)  09/10/2026 12:54

 

 

 [![Resultado do primeiro turno das eleições 2026 é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/resultado-do-primeiro-turno-das-eleicoes-2026-e-o-destaque-da-semana)  09/10/2026 11:35

 

 

 [![Investir em bem-estar animal é estratégico e traz benefícios para o avicultor, defende especialista](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/fotos_destaque/sanidade_destaque_II_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/investir-em-bem-estar-animal-e-estrategico-e-traz-beneficios-para-o-avicultor-defende-especialista)  09/10/2026 11:27

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T15:29:31Z",
            "datePublished": "2005-12-27T08:37:06Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "Boi: governo e setor privado discutem dia 29 inovações no Sisbov",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/boi-governo-e-setor-privado-discutem-dia-29-inovacoes-no-sisbov-32058"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/boi-governo-e-setor-privado-discutem-dia-29-inovacoes-no-sisbov-32058"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

