---
title: BIODIESEL: Setor pede novo marco regulatório   | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/biodiesel-setor-pede-novo-marco-regulatorio-90841
language: pt-BR
date: 2012-07-05T07:46:08Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/biodiesel-setor-pede-novo-marco-regulatorio-90841. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1269
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/biodiesel-setor-pede-novo-marco-regulatorio-90841. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  BIODIESEL: Setor pede novo marco regulatório 

As entidades privadas que participam da Câmara Setorial de Oleaginosas e Biodiesel encaminharam ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, documento solicitando a aprovação do novo marco regulatório para o setor, nesta quarta-feira (04/07).

**Entrega** - O pedido foi entregue após a 14º reunião ordinária da cadeia produtiva, em Brasília. “Esperamos que o ministro da Agricultura apresente para a presidente Dilma Rousseff o nosso anseio pela aprovação do marco regulatório. Estamos completamente de acordo com o trabalho feito pela comissão interministerial do Biodiesel que sugere as mudanças”, explica o presidente da Câmara Setorial, Odacir Klein.

**Novos parâmetros** - As indústrias querem que o Governo divulgue, ainda em 2012, novos parâmetros para o setor, como escalonamento da adição do combustível renovável no diesel, elevando o percentual dos atuais 5% para 7%. “Esperamos que a nossa atitude contribua para agilizar a aprovação do novo marco regulatório”, justifica Klein. A Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio) defende, ainda, a elevação do percentual de biodiesel no diesel em 1,5% por ano até 2020, alcançando a participação de 20% na mistura.

**Matéria-Prima -** A diversificação da matéria-prima processada pelas unidades também deve se impor caso ocorra maior adição. Hoje há grande dependência do óleo de soja, que significou 82% do processamento em 2010 no País. O setor projeta alta de 16% na produção no Brasil, alcançando mais de 2 milhões de metros cúbicos. Já existem alternativas em desenvolvimento para complementar a soja, como canola, palma, girassol e mamona. O marco regulatório vigente para o setor foi aprovado em 2005. (*Mapa*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Revista Paraná Cooperativo traz um balanço das eleições 2026](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/30/revista/pr_cooperativo_30_10_26.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/revista-parana-cooperativo-traz-um-balanco-das-eleicoes-2027)  30/10/2026 12:11

 

 

 [![Fórum Agronômico alerta sobre manejo da lavoura, seguro e cuidados pós-colheita](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/30/fotos_destaque/foto_destaque_forum_30_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/forum-agronomico-ii)  30/10/2026 12:08

 

 

 [![ Gerente da C.Vale é a convidada da semana do OceparCast](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/30/oceparcast/podcast_29_06_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/gerente-da-c-vale-e-a-convidada-da-semana-do-oceparcast)  30/10/2026 12:03

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-07-05T07:46:08Z",
            "datePublished": "2012-07-05T07:46:08Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "BIODIESEL: Setor pede novo marco regulatório  ",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/biodiesel-setor-pede-novo-marco-regulatorio-90841"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/biodiesel-setor-pede-novo-marco-regulatorio-90841"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

