---
title: Audiência sobre modernização da jornada de trabalho é um dos destaques do boletim | Paraná Cooperativo
description: Audiência sobre modernização da jornada de trabalho é um dos destaques do boletim
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/audiencia-sobre-modernizacao-da-jornada-de-trabalho-e-um-dos-destaques-do-boletim
language: pt-BR
date: 2026-03-16T08:01:56Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/audiencia-sobre-modernizacao-da-jornada-de-trabalho-e-um-dos-destaques-do-boletim. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1714
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/audiencia-sobre-modernizacao-da-jornada-de-trabalho-e-um-dos-destaques-do-boletim. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Audiência sobre modernização da jornada de trabalho é um dos destaques do boletim 

![relacoes institucionais 13 03 2026](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/03/16/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_13_03_2026.webp)**FOTO:** *Agência Câmara*A Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, vinculada à Gerência de Desenvolvimento Técnico (Getec), publicou, na sexta-feira (13/03), o Informe Semanal referente ao período de 9 a 13 de março. O setor foi criado com o propósito de fazer o acompanhamento das matérias de interesse do cooperativismo em discussão tanto no Congresso Nacional como na Assembleia Legislativa do Paraná, das leis publicadas no âmbito do executivo (federal, estadual e municipal), além de outros temas vinculados às áreas de atuação das cooperativas do Paraná. Confira abaixo os destaques do boletim.

### Modernização da jornada de trabalho em pauta

Na última terça-feira (10/03), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJC) da Câmara dos Deputados deu início ao debate formal da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre a modernização da jornada de trabalho, com a Audiência Pública que teve a participação do ministro do Trabalho, Luiz Marinho.

O ministro realizou a apresentação de um panorama do mercado de trabalho no país, com base em dados do próprio Ministério, defendendo a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e escala 5x2 (cinco dias de trabalho para dois de descanso). Marinho ainda descartou a possibilidade de redução para 36 horas semanas de trabalho, bem como compensações por parte do Estado brasileiro ao setor produtivo, além de ressaltar a importância dos acordos e convenções coletivas para a adequação de cada setor da economia.

A proposta tem gerado repercussões por todo o cenário nacional, de modo que a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na última terça, também realizou uma Audiência Pública sobre o tema. Convocada pela Bancada da Oposição (PT e PDT), a sessão teve como objetivo a mobilização popular no estado do Paraná e a defesa do direito à redução da jornada de trabalho pelos trabalhadores.

Da mesma maneira, o setor produtivo, por meio das entidades de representação e frentes parlamentares, tem debatido os impactos econômicos e setoriais da proposta, além da apresentação de estudos capazes de mensurar os resultados da possível aprovação da pauta. Os Sistemas OCB e Ocepar seguem acompanhando as discussões e buscando construir soluções à classe cooperativista.

### Mais

O boletim traz ainda informações sobre o lançamento, no dia 11 de março, da Agenda Legislativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e destaques de normativos publicados pelo Governo do Estado e de projetos em discussão na Assembleia Legislativa do Paraná.

[Clique aqui](https://paranacooperativo.coop.br/conteudos/informes-tecnicos/informe-tecnico/965-iri-n-09-2026-informe-semanal-marco-2026) para acessar na íntegra o Informe Semanal da Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum de TI discute presença da inteligência artificial na vida das cooperativas, retenção de talentos e modernização de sistemas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/forum_de_ti_destaque_22_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/forum-de-ti-discute-a-presenca-da-inteligencia-artificial-na-vida-das-cooperativas-a-retencao-de-talentos-e-modernizacao-de-sistemas)  23/10/2026 11:49

 

 

 [![Cooperativismo do Paraná marca presença no WCM 2026, em Belo Horizonte](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/wcm/1wcm_2026_19_e_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperativismo-do-parana-marca-presenca-no-wcm-2026-em-belo-horizonte)  23/10/2026 11:21

 

 

 [![Formação &quot;Jogar + Aprender&quot; capacita educadores e lideranças em Maringá e Cascavel](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/jogar_aprender_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/formacao-jogar-aprender-capacita-educadores-e-liderancas-em-maringa-e-cascavel)  23/10/2026 11:16

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
            },
            "dateModified": "2026-03-16T08:01:56Z",
            "datePublished": "2026-03-16T08:01:56Z",
            "description": "Audiência sobre modernização da jornada de trabalho é um dos destaques do boletim",
            "headline": "Audiência sobre modernização da jornada de trabalho é um dos destaques do boletim",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2026\/noticias\/03\/16\/relacoes_institucionais\/thumbnails\/thumb_relacoes_institucionais_13_03_2026.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "",
                    "width": 586,
                    "height": 440
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/audiencia-sobre-modernizacao-da-jornada-de-trabalho-e-um-dos-destaques-do-boletim"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/audiencia-sobre-modernizacao-da-jornada-de-trabalho-e-um-dos-destaques-do-boletim"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Lucia Massae Suzukawa",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

