---
title: Atividade econômica das cooperativas deve ser reforçada na lei | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/atividade-economica-das-cooperativas-deve-ser-reforcada-na-lei-30843
language: pt-BR
date: 2012-05-10T15:16:30Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/atividade-economica-das-cooperativas-deve-ser-reforcada-na-lei-30843. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1465
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/atividade-economica-das-cooperativas-deve-ser-reforcada-na-lei-30843. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Atividade econômica das cooperativas deve ser reforçada na lei 

 A necessidade de aprovação de leis que reforcem a atividade econômica das cooperativas, para evitar as acusações de que são desvirtuadas em seus princípios e objetivos quando crescem e passam a incomodar as empresas mercantis que são suas concorrentes no mercado, foi defendida na sexta-feira (19/8) pelo jurista Marco Tulio De Rose na 7ª. Reunião dos Núcleos Regionais Cooperativos das Regiões Norte e Nordeste, que realizada em Natal (RN). De Rose, que discorreu sobre o Ambiente Legal do Cooperativismo, disse que com a promulgação da Constituição de 1988 com o novo Código Civil, a Lei 5764/71, que dispõe sobre o cooperativismo, "ficou pequena, espremida como uma casa que teve dois grandes edifícios construídos em cada lado". Esta situação, explicou, deixou em aberto até mesmo o registro do ato de constituição de uma cooperativa, que pode ser feito tanto na Junta Comercial quanto no Cartório de Títulos e Documentos.  
  **Tornar conhecidas as propostas** - Esse novo ambiente legal deve ser conseguido com a necessária reformulação da Lei 5764/71, que deve unificar as idéias básicas que estão nos três projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional, que devem ser unificados numa só proposta para facilitar sua aprovação. O professor advertiu para o cuidado de se evitar vácuos legais, autoritarismo (para garantir sua legitimidade) e defendeu ações para divulgar e tornar conhecida a nova legislação. Marco Túlio defendeu também um adequado tratamento ao Ato Cooperativo, que considera "o telhado da nossa casa". Ele disse que é preciso explicitar, na legislação, que nem tudo que gera lucro tem objetivo econômico, da mesma forma que nem toda atividade com objetivo econômico precisa necessariamente gerar lucros.  
  **Pontos críticos** - Após a palestra, o assessor jurídico da OCB Guilherme Krueger apresentou os pontos críticos da legislação cooperativista, levantados pelo GTA-Jurídico. Com relação ao Ato Cooperativo, o GTA entendeu que a regulamentação do art. 146, III, c, da Constituição Federal por Lei Complementar se complementa necessariamente com a revisão do sistema operacional regulado na Lei 5764/71. Os dispositivos dessa lei que têm repercussão tributária, necessariamente serão objeto da Lei Complementar.



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Censo Agropecuário poderá ser respondido pela internet a partir de maio de 2027](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/censo/2ibge_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/censo-agropecuario-podera-ser-respondido-pela-internet-a-partir-de-maio-de-2027)  09/10/2026 12:54

 

 

 [![Resultado do primeiro turno das eleições 2026 é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/resultado-do-primeiro-turno-das-eleicoes-2026-e-o-destaque-da-semana)  09/10/2026 11:35

 

 

 [![Investir em bem-estar animal é estratégico e traz benefícios para o avicultor, defende especialista](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/fotos_destaque/sanidade_destaque_II_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/investir-em-bem-estar-animal-e-estrategico-e-traz-beneficios-para-o-avicultor-defende-especialista)  09/10/2026 11:27

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T15:16:30Z",
            "datePublished": "2005-08-22T10:39:14Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "Atividade econômica das cooperativas deve ser reforçada na lei",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/atividade-economica-das-cooperativas-deve-ser-reforcada-na-lei-30843"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/atividade-economica-das-cooperativas-deve-ser-reforcada-na-lei-30843"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

