---
title: ARTIGO: Recursos Humanos: reter talentos é o caminho! | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/artigo-recursos-humanos-reter-talentos-e-o-caminho-10202
language: pt-BR
date: 2012-05-09T15:49:36Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/artigo-recursos-humanos-reter-talentos-e-o-caminho-10202. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1468
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/artigo-recursos-humanos-reter-talentos-e-o-caminho-10202. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  ARTIGO: Recursos Humanos: reter talentos é o caminho! 

*\*Leandro Roberto Macioski*

Na maioria das organizações esse é um processo complexo porque numa época em que a capacidade de inovar, de mudanças contínuas são fatores críticos de sucesso, algumas empresas ainda contratam colaboradores seguindo regras e parâmetros pré-definidos e deixando de lado a valorização do talento e do potencial do futuro colaborador. Uma visão mais ampla sobre as capacidades individuais facilitará a gestão de estratégias funcionais.

As empresas que conseguirem reinventar sua forma de reter seus talentos, por exemplo, com uma gama de benefícios atraentes, diferenciados e customizados (por exemplo, oferecendo um MBA para um colaborador com potencial); esse investimento certamente será compensado nos resultados apresentados pelo empregado.

Surge então uma nova abordagem: a Gestão de Talentos. Entendo que gerir talentos é bem diferente de gerir recursos humanos, pois esses talentos são para a organização sua vantagem competitiva - profissional diferenciado gera a empresa "royalties" e agrega valor ao seu negócio. E, cada vez mais, as empresas precisam de profissionais eficazes, com o perfil de solucionador de problemas.

Para migrar para uma abordagem de Gestão de Talentos, a empresa necessita de um processo que contemple um sistema de avaliação confiável, já que todos devem saber como funciona e quais são as competências valorizadas para que o processo seja o mais transparente e justo possível.

Os talentos são elementos de grande valor estratégico e devem ser blindados contra os ataques da concorrência, já que este tipo de profissional sempre receberá convites para mudar de emprego. Políticas de treinamento e capacitação profissional são primordiais no processo de retenção de talentos, e aqui entra a gestão por competências, mas deve-se criar ambientes para que essas competências sejam exploradas e não sub-utilizadas, o que pode gerar frustração para o colaborador e para a organização.

Devemos definir uma equação que possibilite que o indivíduo forneça conhecimentos, habilidades e atitudes e a empresa imponha desafios e metas. Se isso ocorrer, um passo será dado para reter profissionais talentosos, pois esses sempre estarão em constante evolução e aprimoramento e a empresa tende a maximizar seus resultados.

*\* Leandro Roberto Macioski é analista de Desenvolvimento Humano do Sescoop-PR*

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Presidente do Conselho Deliberativo da Ocepar fala de cooperativismo na TV Evangelizar](https://paranacooperativo.coop.br/images/default.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/presidente-do-conselho-deliberativo-da-ocepar-fala-de-cooperativismo-na-tv-evangelizar)  26/10/2026 12:31

 

 

 [![Orçamento de 2027 foi um dos temas em pauta na reunião do Conselho Administrativo do Sescoop/PR](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/26/sescoop/1sescoop_26_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/orcamento-de-2027-foi-um-dos-temas-em-pauta-na-reuniao-do-conselho-administrativo-do-sescoop-pr)  26/10/2026 12:26

 

 

 [![Fórum terá apresentação de indicadores de maturidade de auditoria interna; evento inicia nesta terça-feira](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/09/25/forum_auditores/forum_auditores_internos_24_09_26.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/forum-tera-apresentacao-de-indicadores-de-maturidade-de-auditoria-interna-evento-inicia-nesta-terca-feira)  26/10/2026 12:06

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-09T15:49:36Z",
            "datePublished": "2009-01-26T12:20:24Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "ARTIGO: Recursos Humanos: reter talentos é o caminho!",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/artigo-recursos-humanos-reter-talentos-e-o-caminho-10202"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/artigo-recursos-humanos-reter-talentos-e-o-caminho-10202"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

