---
title: Americanos tentam desqualificar soja brasileira | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/americanos-tentam-desqualificar-soja-brasileira-62440
language: pt-BR
date: 2012-05-11T10:22:19Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/americanos-tentam-desqualificar-soja-brasileira-62440. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1617
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/americanos-tentam-desqualificar-soja-brasileira-62440. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Americanos tentam desqualificar soja brasileira 

 As recentes denúncias da Imprensa e de técnicos norte-americanos de que até 60% da soja brasileira é transgênica não passam de um esforço inconseqüente para tirar a vantagem competitiva do Brasil no mercado internacional. “O crescente avanço da soja convencional brasileira, principalmente em mercados que antes compravam dos Estados Unidos, tem provocado estes ataques à credibilidade de nossas colheitas”, diz Jorge Proença, engenheiro-agrônomo do Departamento Técnico-Econômico da Federação da Agricultura do Paraná (FAEP). Em artigo da Revista de Economia Internacional da Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos, o economista James Stamps afirmou que parte da safra brasileira de soja já é de produto geneticamente modificado. Tanto a distribuição como a comercialização de produtos produzidos por técnicas biotecnologia são proibidos no Brasil. Mas fontes da indústria norte-americana, sem citar nenhum estudo ou levantamento confiável, avaliam que 60% ou mais da soja plantada no País sejam de variedades modificadas geneticamente.

 **Má-fé** - James Stamps alega que as informações dão conta que produtores, principalmente no sul do Brasil, plantam soja modificada e não-registrada a partir da Argentina. O agrônomo Jorge Proença diz que esta generalização é de má-fé e sem nenhuma fundamentação. No Paraná, por exemplo, levantamentos feitos pela Secretaria da Agricultura mostram que a suposta área cultivada com transgênicos é insignificante. “Seria tolice plantar transgênicos se o mercado comprador não aceita este tipo de produto”, diz Proença. As alegações do economista americano tentam colocar em dúvida aquela que é tida como uma das maiores vantagens competitivas do Brasil pelo mercado mundial de soja, que é dispor de soja convencional. Por ser livre de soja transgênica, o País conseguiu ser o principal fornecedor da União Européia, que prefere produtos convencionais, e que acabou tirando os EUA do topo da lista dos maiores vendedores. As vendas de soja dos Estados Unidos para a União Européia caíram de US$ 2,3 bilhões em 1997 para US$ 1,1 bilhão em 2001. Os Estados Unidos são o maior produtor mundial de soja e cultivam o produto modificado, bem como Argentina, Canadá, China e outros.

 **Mercados exigentes** - Para Jorge Proença, a alegação de que até 60% da soja brasileira é transgênica não faz nenhum sentido. “Nossa soja é exportada para mercados exigentes, como a União Européia e a Ásia, que monitoram a presença de organismos geneticamente modificados. O fato de eles continuarem a preferir a soja brasileira já é, por si só, uma prova de que as alegações são infundadas”, diz Proença. A Secretaria da Agricultura faz um controle da produção de sementes de soja no Paraná e fiscaliza também a circulação de sementes oriundas de outros estados. Todas estas sementes só podem ser comercializadas se tiverem o atestado de transgeníase – que indica se há ou não modificação genética. O Brasil é o segundo maior produtor mundial de soja não-transgênica, oficialmente. Em 2000, somente para a UE, vendeu 7,344 milhões de toneladas (64% de grãos exportados). Em 2001, o volume cresceu para 9,701 milhões de toneladas. (Fonte: Faep)



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum de TI discute presença da inteligência artificial na vida das cooperativas, retenção de talentos e modernização de sistemas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/forum_de_ti_destaque_22_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/forum-de-ti-discute-a-presenca-da-inteligencia-artificial-na-vida-das-cooperativas-a-retencao-de-talentos-e-modernizacao-de-sistemas)  23/10/2026 11:49

 

 

 [![Cooperativismo do Paraná marca presença no WCM 2026, em Belo Horizonte](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/wcm/1wcm_2026_19_e_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperativismo-do-parana-marca-presenca-no-wcm-2026-em-belo-horizonte)  23/10/2026 11:21

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-11T10:22:19Z",
            "datePublished": "2003-01-24T11:41:36Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "Americanos tentam desqualificar soja brasileira",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/americanos-tentam-desqualificar-soja-brasileira-62440"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/americanos-tentam-desqualificar-soja-brasileira-62440"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

