---
title: ALGODÃO: Estados Unidos aguardam decisão do Brasil | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/algodao-estados-unidos-aguardam-decisao-do-brasil-13554
language: pt-BR
date: 2012-05-09T16:24:30Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/algodao-estados-unidos-aguardam-decisao-do-brasil-13554. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1427
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/algodao-estados-unidos-aguardam-decisao-do-brasil-13554. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  ALGODÃO: Estados Unidos aguardam decisão do Brasil 

> Representante de Comércio dos Estados Unidos, Ronald Kirk, reiterou na última quinta-feira (17/09), depois de encontro com o chanceler Celso Amorim - pela primeira vez desde que o Brasil obteve na Organização Mundial de Comércio (OMC) o direito de retaliar os americanos pelos subsídios aos produtores de algodão - que aguardará a decisão do governo brasileiro para decidir sobre a questão. Amorim, por sua vez, afirmou que a preferência é sempre pela negociação, mas que neste caso, os EUA estão descumprindo a decisão da OMC há anos. "Vejo com bons olhos a possibilidade de se chegar a um acordo. Mas o Brasil precisa realizar o trabalho técnico (sobre que tipo de medidas e quanto poderá retaliar). Esperamos para ver", afirmou Kirk. "A solução preferida é a negociação. Mas cada momento é um momento. Hoje, o Brasil vive um momento introspectivo", afirmou Amorim.
> 
> **Cálculos** - Segundo cálculos das autoridades brasileiras, o Brasil tem o direito de retaliar os EUA em US$ 800 milhões, incluindo outras áreas como propriedade intelectual e serviços. Depois do encontro no Itamaraty, os representantes dos dois países demonstraram otimismo em encerrar as negociações sobre a Rodada Doha em 2010, alegando que há vontade política em se chegar a um acordo. Eles admitem, no entanto, que terão de empreender esforços para se chegar a um consenso, sobretudo na área agrícola.
> 
> **Mercosul** - Apesar do apelo por parte do governo americano por acordos bilaterais, outro tema tratado na reunião, Amorim deixou claro que o Brasil não entrará em nenhuma negociação que possa ferir as obrigações com o Mercosul. Ao ser perguntado sobre a disposição dos EUA em transferir tecnologia nas negociações entre os dois países sobre a compra dos aviões caça americanos pela Força Aérea Brasileira (FAB), Kirk brincou: "O clima esquentou de uma hora para outra", disse, alegando que seu país tem interesse em vender aviões, mas que esse assunto está sendo conduzido pelo Departamento de Defesa. Amorim aproveitou o encontro para solicitar a abertura do mercado americano à carne de porco de Santa Catarina e contou que o colega anotou o assunto com atenção. (*Assessoria de Imprensa)*

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Sistema Ocepar entrega pautas estratégicas ao governador eleito Sérgio Moro](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/diretoria/6diretoria_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sistema-ocepar-entrega-pautas-estrategicas-ao-governador-eleito-sergio-moro)  16/10/2026 11:59

 

 

 [![“Conexões que impulsionam” é tema de Encontro Estadual de Inovação](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/inovacao/2inovacao_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/conexoes-que-impulsionam-e-tema-de-encontro-estadual-de-inovacao)  16/10/2026 11:52

 

 

 [![Aprovação da redução da jornada de trabalho no Senado é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/aprovacao-da-reducao-da-jornada-de-trabalho-no-senado-e-o-destaque-da-semana)  16/10/2026 11:46

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-09T16:24:30Z",
            "datePublished": "2009-09-22T13:01:05Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "ALGODÃO: Estados Unidos aguardam decisão do Brasil",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/algodao-estados-unidos-aguardam-decisao-do-brasil-13554"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/algodao-estados-unidos-aguardam-decisao-do-brasil-13554"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

