---
title: AGROTÓXICOS: Grupo de trabalho apresentará proposta em 60 dias | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/agrotoxicos-grupo-de-trabalho-apresentara-proposta-em-60-dias-22365
language: pt-BR
date: 2012-05-10T10:43:04Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/agrotoxicos-grupo-de-trabalho-apresentara-proposta-em-60-dias-22365. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1968
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/agrotoxicos-grupo-de-trabalho-apresentara-proposta-em-60-dias-22365. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  AGROTÓXICOS: Grupo de trabalho apresentará proposta em 60 dias 

O grupo de trabalho, que discute a legislação sobre agrotóxicos no Paraná, pretende apresentar em 60 dias uma proposta de revisão da Lei Estadual no 7.827, em vigor desde 1983 - e que dispõe sobre a distribuição e comercialização de agrotóxicos e biocidas. O grupo foi formado na quarta-feira (29/09), durante a audiência pública, no Plenarinho da Assembléia Legislativa do Paraná. A audiência foi proposta pelos deputados e presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida (PMDB), e Douglas Fabrício (PPS). O Sistema Ocepar foi representando pelo superintendente adjunto Nelson Costa, pelo assessor da diretoria, Guntolf van Kaick e pelo gerente técnico econômico, Flávio Turra. Participam do grupo de trabalho técnicos do departamento de Fiscalização (Defis), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), além de representantes da Assembléia Legislativa.

**Pioneirismo e rigor** - O Paraná foi o segundo Estado brasileiro a criar uma lei específica para agrotóxicos ainda mais exigente do que a Lei Federal 7802, esta considerada uma das melhores do mundo. A Lei paranaense exige o cadastro das indústrias importadoras, manipuladoras ou produtoras de agrotóxicos na Secretaria de Agricultura, assim como testes para emissão de registro do produto. Esta exigência, de acordo com produtores rurais, encarece o preço dos agrotóxicos. De acordo com o diretor do departamento de agrotóxicos da SEAB, Adriano Risemberg, é possível fazer uma atualização na Lei Estadual, mas sem alterar a exigência de cadastro – opinião unânime entre os técnicos da Secretaria de Agricultura e do Meio Ambiente.

**O que a lei prevê** - “Estaremos contribuindo para melhorar a Lei no que for possível e esta discussão é muito válida, mas não podemos retroceder reduzindo exigências que atribuem à produção paranaense qualidade para o consumo e para a exportação”, afirmou Adriano. Ele explicou que o Paraná resolveu restringir ainda mais a Lei Federal por ser um Estado essencialmente agrícola e que sempre utilizou grandes volumes de agrotóxicos. Para que o Governo emita o registro do produto, segundo a Lei 7.827, as empresas devem realizar pelo menos um teste em campo no Paraná – obrigatoriamente em Centros de Pesquisas como Iapar ou Universidades - comprovando a eficácia do produto para atingir determinado tipo de praga com recomendação de uso e dosagem. Além disso, é necessária a apresentação de uma análise emitida por laboratório oficial do Brasil, garantindo que o produto não deixa resíduos no grão acima dos limites permitidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

**Nova legislação** - A engenheira agrônoma e responsável por agrotóxicos na Diretoria de Controles de Recursos Ambientais do IAP, Vânia Zápia - que também integrará o grupo – destacou que os dados exigidos pela Lei Estadual são fundamentais para garantir o equilíbrio, sanidade ambiental, segurança alimentar e a saúde da população. O deputado Cheida defende que a nova legislação inclua medidas para impedir o contrabando de agrotóxicos falsificados, trazidos na maioria das vezes do Paraguai e também maior rigor para evitar a contaminação do meio ambiente. “É preciso garantir que o Estado seja detentor dos dados ambientais e toxicológicos para podermos estabelecer medidas eficazes de monitoramento e controle dos produtos agrotóxicos introduzidos nos ecossistemas paranaenses”, sugeriu Cheida. Segundo ele, uma vez introduzidos estes produtos deixam resíduos no ambiente, desequilibrando a fauna e a flora e afetando ainda, a água e os alimentos consumidos pela população.

**Grupo** - Participaram ainda da discussão como representantes do governo, o diretor-geral do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia, Airton Diegues Brisolla, o coordenador de Fiscalização do Comércio de Agrotóxicos na SEAB, Alvir Jacob; e a chefe do setor de cadastro Agrotóxico, Célia Regina Nascimento. Ainda deverão compor o grupo instituições presentes no evento como a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) o Sistema Ocepar. (Com informações da *Agência Estadual de Notícias*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum de TI discute presença da inteligência artificial na vida das cooperativas, retenção de talentos e modernização de sistemas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/forum_de_ti_destaque_22_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/forum-de-ti-discute-a-presenca-da-inteligencia-artificial-na-vida-das-cooperativas-a-retencao-de-talentos-e-modernizacao-de-sistemas)  23/10/2026 11:49

 

 

 [![Cooperativismo do Paraná marca presença no WCM 2026, em Belo Horizonte](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/wcm/1wcm_2026_19_e_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperativismo-do-parana-marca-presenca-no-wcm-2026-em-belo-horizonte)  23/10/2026 11:21

 

 

 [![Formação &quot;Jogar + Aprender&quot; capacita educadores e lideranças em Maringá e Cascavel](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/jogar_aprender_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/formacao-jogar-aprender-capacita-educadores-e-liderancas-em-maringa-e-cascavel)  23/10/2026 11:16

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T10:43:04Z",
            "datePublished": "2007-08-30T11:59:10Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "AGROTÓXICOS: Grupo de trabalho apresentará proposta em 60 dias",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/agrotoxicos-grupo-de-trabalho-apresentara-proposta-em-60-dias-22365"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/agrotoxicos-grupo-de-trabalho-apresentara-proposta-em-60-dias-22365"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

