---
title: AGROQUÍMICOS: Ministérios têm 15 dias para apresentar novas regras | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/agroquimicos-ministerios-tem-15-dias-para-apresentar-novas-regras-16335
language: pt-BR
date: 2012-05-09T16:44:40Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/agroquimicos-ministerios-tem-15-dias-para-apresentar-novas-regras-16335. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1486
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/agroquimicos-ministerios-tem-15-dias-para-apresentar-novas-regras-16335. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  AGROQUÍMICOS: Ministérios têm 15 dias para apresentar novas regras 

> Representantes dos ministérios da Agricultura, Saúde e Meio Ambiente se comprometeram a apresentar ao Legislativo, dentro de duas semanas, um novo esboço de uma Instrução Normativa Conjunta (INC) que desburocratize e dê agilidade aos processos de registros de componentes químicos para defensivos agrícolas. O compromisso foi firmado nesta terça-feira (27/04), em audiência pública, promovida pela Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados.
> 
> **Burocracia** **-** De acordo com o presidente da Comissão, deputado federal Abelardo Lupion (DEM/PR), o Brasil, graças à burocracia e a morosidade do Estado, está utilizando na lavoura defensivos que já foram banidos dos Estados Unidos e Europa. "Ou nos modernizamos em relação aos defensivos agrícolas, ou deixaremos de ser competitivos", reiterou o parlamentar.
> 
> **Modernização** **-** Inácio Kroetz, secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, reforçou a necessidade de modernização das normas em vigor, já que não atendem à demanda atual por registro e se colocou à disposição, junto aos demais órgãos responsáveis pelo processo. Representando o Ministério da Saúde, o diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) José Agenor Álvares da Silva, alegou que a Agência não tem a competência para legislar. "Nós fiscalizamos e controlamos a qualidade e a legalidade dos agrotóxicos no mercado", isentando-se de qualquer responsabilidade.
> 
> **Irregularidades** **-** A representante do IBAMA, Kênia Godoy, coordenadora de Avaliação Ambiental de Substâncias e Produtos Perigosos do órgão, trouxe informações da irregularidade encontrada nos agroquímicos comercializados. "Quando o IBAMA iniciou a fiscalização em julho de 2009, 100% das formulações estavam irregulares, de acordo com a IN atual. A partir daí, as empresas começaram a se adequar às exigências legais e o percentual de irregularidade caiu". kênia acrescentou também que a Instrução Normativa é de 2002, mas somente em 2009, o IBAMA passou a ter servidores capacitados para este tipo de fiscalização.
> 
> **Situação prejudicial** **-** Para o deputado Moacir Micheletto, autor do requerimento para realização da audiência, lembrou que o Brasil é o único país onde que exige o registro de componentes das fórmulas de defensivos agrícolas e que é uma situação bastante prejudicial para o produtor rural. (*Assessoria de Imprensa*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Sistema Ocepar entrega pautas estratégicas ao governador eleito Sérgio Moro](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/diretoria/6diretoria_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sistema-ocepar-entrega-pautas-estrategicas-ao-governador-eleito-sergio-moro)  16/10/2026 11:59

 

 

 [![“Conexões que impulsionam” é tema de Encontro Estadual de Inovação](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/inovacao/2inovacao_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/conexoes-que-impulsionam-e-tema-de-encontro-estadual-de-inovacao)  16/10/2026 11:52

 

 

 [![Aprovação da redução da jornada de trabalho no Senado é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/aprovacao-da-reducao-da-jornada-de-trabalho-no-senado-e-o-destaque-da-semana)  16/10/2026 11:46

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-09T16:44:40Z",
            "datePublished": "2010-04-28T11:14:39Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "AGROQUÍMICOS: Ministérios têm 15 dias para apresentar novas regras",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/agroquimicos-ministerios-tem-15-dias-para-apresentar-novas-regras-16335"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/agroquimicos-ministerios-tem-15-dias-para-apresentar-novas-regras-16335"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

