---
title: AGROECOLOGIA: Congressos reúnem participantes da América Latina | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/agroecologia-congressos-reunem-participantes-da-america-latina-14235
language: pt-BR
date: 2012-05-09T16:29:35Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/agroecologia-congressos-reunem-participantes-da-america-latina-14235. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1227
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/agroecologia-congressos-reunem-participantes-da-america-latina-14235. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  AGROECOLOGIA: Congressos reúnem participantes da América Latina 

> A Associação Brasileira de Agroecologia-ABA e a Sociedade Latinoamericana de Agroecologia-SOCLA estão promovendo, em Curitiba, o VI Congresso Brasileiro e o II Congresso Latinoamericano de Agroecologia. Os eventos, organizados pelo Governo do Estado do Paraná com apoio de diversas entidades da sociedade civil, tiveram início nesta segunda-feira (09/11) e se estendem até a próxima quinta-feira (12/11). O superintendente adjunto do Sistema Ocepar, Nelson Costa, participa dos eventos.
> 
> **Intercâmbio** - De acordo com os organizadores, os congressos têm como objetivo promover os princípios da Agroecologia a partir do intercâmbio dos saberes técnico, científico e popular dos atores e entidades participantes, com vistas a construir e consolidar uma ampla rede de articulação na América Latina em torno de questões fundamentais do desenvolvimento rural, especialmente às que mais afligem a agricultura familiar. Os debates têm como tema central "Agricultura Familiar e Camponesa: experiências passadas e presentes construindo um futuro sustentável". Estão sendo abordados assuntos como segurança e soberania alimentar; mudanças climáticas; agroenergia, agrobiodiversidade; políticas públicas; ensino, pesquisa e extensão - todos voltados à perspectiva de construção e socialização do conhecimento agroecológico. Estão participando técnicos, pesquisadores, estudantes e agricultores provenientes do Brasil e dos demais países da América Latina.

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Sistema Ocepar entrega pautas estratégicas ao governador eleito Sérgio Moro](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/diretoria/6diretoria_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sistema-ocepar-entrega-pautas-estrategicas-ao-governador-eleito-sergio-moro)  16/10/2026 11:59

 

 

 [![“Conexões que impulsionam” é tema de Encontro Estadual de Inovação](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/inovacao/2inovacao_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/conexoes-que-impulsionam-e-tema-de-encontro-estadual-de-inovacao)  16/10/2026 11:52

 

 

 [![Aprovação da redução da jornada de trabalho no Senado é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/aprovacao-da-reducao-da-jornada-de-trabalho-no-senado-e-o-destaque-da-semana)  16/10/2026 11:46

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-09T16:29:35Z",
            "datePublished": "2009-11-10T12:01:44Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "AGROECOLOGIA: Congressos reúnem participantes da América Latina",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/agroecologia-congressos-reunem-participantes-da-america-latina-14235"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/agroecologia-congressos-reunem-participantes-da-america-latina-14235"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

