---
title: AGRO: Produtores se preparam para o plantio da safra de soja 2023/2024 | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/agro-produtores-se-preparam-para-o-plantio-da-safra-de-soja-2023-2024-148766
language: pt-BR
date: 2023-09-11T08:06:52Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/agro-produtores-se-preparam-para-o-plantio-da-safra-de-soja-2023-2024-148766. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1619
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/agro-produtores-se-preparam-para-o-plantio-da-safra-de-soja-2023-2024-148766. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


![copagril I 11 09 2023](https://paranacooperativo.coop.br/images/unidades/pr/comunicacao/2023/noticias/09/11/copagril_i/copagril_I_11_09_2023.jpg)Nesta segunda-feira (11/09), produtores rurais de todo o Paraná poderão iniciar as atividades para o plantio da safra de soja 2023/2024. O estado está em vazio sanitário desde o dia 10 de junho, com data de encerramento marcada para o dia 10 de setembro (domingo).

**Ferrugem Asiática** - O vazio sanitário é o período em que não deve haver plantas de soja no campo. Ele é determinado pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), e visa controlar a Ferrugem Asiática da Soja, uma doença que impacta significativamente a produção da oleaginosa no estado.

**Produtividade e qualidade** - A data aguardada pelos agricultores marca o começo de um ciclo de cultivo que pode influenciar diretamente na produtividade e na qualidade dos grãos colhidos ao final da safra. Neste período inicial, o manejo, as técnicas de cultivo e a nutrição das plantas desempenham um papel fundamental para garantir o sucesso da safra.

**Manejo adequado do solo** - O manejo adequado do solo é o ponto principal para o plantio da soja. Antes das sementes serem semeadas, é necessária a preparação do solo por meio da análise de composição e pH, bem como da correção de deficiências nutricionais. Outro ponto considerado por especialistas é a temperatura, que precisa estar entre 20°C e 30°C.

**Procedimentos** - Procedimentos como calagem, adubação e inoculação são considerados extremamente importantes.

**Calagem** - A calagem é o processo de aplicação de calcário no solo, com o objetivo de reduzir a concentração de ferro, alumínio, e manganês, bem como aumento do pH. Além disso, a técnica deixa a lavoura mais propicia para o plantio. Já a adubação consiste na etapa de oferecer nutrientes ao solo, após análises laboratoriais que identificam quais nutrientes estão em déficit no momento.

**Inoculação** - A etapa de inoculação consiste na aplicação de microrganismo no solo com o intuito de promover o desenvolvimento da cultura, e como consequência, aumentar a produtividade. Uma técnica comum nessa etapa é a aplicação de fertilizantes, garantindo assim, que as plantas tenham os nutrientes essenciais, como nitrogênio, fósforo e potássio, para um crescimento saudável.

**Outras técnicas** - Entre outras técnicas, o espaço entre as fileiras, a profundidade de semeadura e a densidade das plantas devem ser cuidadosamente planejados para otimizar o aproveitamento da luz solar, o acesso às raízes aos nutrientes e a circulação de ar, minimizando o risco de doenças e pragas.

**Manejo de pragas** - O manejo integrado de pragas também é importante, e inclui o monitoramento regular das lavouras e a utilização de métodos de controle biológico, reduzindo a utilização de produtos químicos.

**Acompanhamento contínuo** - O acompanhamento contínuo do desenvolvimento das plantas é fundamental. Ele envolve a observação do crescimento, a identificação precoce de problemas e a realização de ajustes nas práticas de manejo quando necessário.

**Colheita** - Além disso, a colheita deve ser realizada no momento certo, para garantir que os grãos atinjam o máximo potencial de qualidade e rendimento.

**Equipe técnica** - A Copagril possui uma equipe técnica preparada para orientar produtores e agricultores sobre as melhores técnicas de manejo, adubação e calagem, além de auxiliar na regulagem de maquinários, além das lojas agropecuárias, que oferecem as melhores opções em produtos, máquinas e equipamentos para todo o manejo da cultura. Não deixe de consultar nossa equipe técnica e ter a melhor assistência. (*Assessoria de Imprensa Copagril*)

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2023-09-11T08:06:52Z",
            "datePublished": "2023-09-11T08:06:52Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "AGRO: Produtores se preparam para o plantio da safra de soja 2023\/2024",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/agro-produtores-se-preparam-para-o-plantio-da-safra-de-soja-2023-2024-148766"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/agro-produtores-se-preparam-para-o-plantio-da-safra-de-soja-2023-2024-148766"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

