---
title: AGRO: Diretoria da Copagril participa de evento alusivo ao Dia do Suinocultor | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/agro-diretoria-da-copagril-participa-de-evento-alusivo-ao-dia-do-suinocultor-147969
language: pt-BR
date: 2023-07-20T10:23:15Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/agro-diretoria-da-copagril-participa-de-evento-alusivo-ao-dia-do-suinocultor-147969. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1329
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/agro-diretoria-da-copagril-participa-de-evento-alusivo-ao-dia-do-suinocultor-147969. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


Com o objetivo de debater os desafios sanitários da suinocultura e as perspectivas futuras para a carne suína, a Copagril está marcando presença, nesta quinta-feira (20/07), na 2ª edição do evento Dia do Suinocultor, que acontece no Pavilhão da Comunidade Católica, em Marechal Cândido Rondon (PR).

**Participantes** - Cerca de 400 pessoas participam da programação promovida pelo Jornal O Presente Rural, com apoio da Frimesa Cooperativa Central e da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

**Da cooperativa** - Estão presentes o diretor-presidente da Copagril, Eloi Darci Podkowa, o diretor vice-presidente, Cesar Luiz Petri, e o diretor-secretário, Ademir Luis Griep, que prestigiam os anfitriões, dentre eles o fundador da Editora O Presente, Arno Kunzler, o diretor-presidente da Frimesa, Elias Zydek, o prefeito Municipal de Marechal Cândido Rondon, Marcio Rauber, o presidente da Associação Brasileira de Suinocultores, Jassir Dariva, e o diretor de mercado da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Luis Rua.

**Equipes** - Toda a equipe veterinária e de extensionistas da Copagril participam do evento. Todos em busca de conhecimento e atualizações para melhorar a produtividade dos associados da cooperativa.

**Objetivo** - O objetivo do encontro é reunir profissionais diretamente envolvidos na cadeia produtiva de suínos, incluindo produtores, fornecedores de matéria-prima e equipamentos, indústrias e outros segmentos afins. O formato da segunda edição é híbrido, permitindo a participação de profissionais de outras cidades e estados interessados no setor, de forma remota.

**Programação** - A programação do evento conta com palestras a respeito do cenário atual do mercado da carne suína e suas perspectivas futuras, a importância da mão-de-obra no setor, questões relacionadas à nutrição dos animais, o fluxo de produção e o impacto que exerce na sanidade dos suínos, entre outros tópicos de interesse.

**Outras atividades** - Além das palestras, o evento conta com painéis, debates e troca de informações que têm como foco manter os participantes atualizados sobre as tendências e inovações que estão sendo empregadas no cenário atual da suinocultura.

**Desenvolvimento contínuo** - O encontro busca promover o desenvolvimento contínuo da suinocultura, com destaque para a região de Marechal Cândido Rondon, onde a Copagril possui associados no sistema de integração.

**Compromisso** - A Copagril reforça o compromisso de fortalecer toda a cadeia produtiva de suínos e seus produtores, colaborando para o crescimento sustentável e aprimoramento contínuo do setor. (*Assessoria de Imprensa Copagril*)

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2023-07-20T10:23:15Z",
            "datePublished": "2023-07-20T07:53:00Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "AGRO: Diretoria da Copagril participa de evento alusivo ao Dia do Suinocultor",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/agro-diretoria-da-copagril-participa-de-evento-alusivo-ao-dia-do-suinocultor-147969"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/agro-diretoria-da-copagril-participa-de-evento-alusivo-ao-dia-do-suinocultor-147969"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

