---
title: AGRO: Cocamar traz mais segurança aos produtores da região de Naviraí e Itaquiraí (MS) | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/agro-cocamar-traz-mais-seguranca-aos-produtores-da-regiao-de-navirai-e-itaquirai-ms-148826
language: pt-BR
date: 2023-09-13T11:00:39Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/agro-cocamar-traz-mais-seguranca-aos-produtores-da-regiao-de-navirai-e-itaquirai-ms-148826. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1421
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/agro-cocamar-traz-mais-seguranca-aos-produtores-da-regiao-de-navirai-e-itaquirai-ms-148826. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


#  AGRO: Cocamar traz mais segurança aos produtores da região de Naviraí e Itaquiraí (MS) 

Contando com uma ampla loja de insumos agropecuários em Naviraí e uma estrutura operacional para o recebimento de grãos na vizinha Itaquiraí, a Cocamar Cooperativa Agroindustrial fortalece cada vez mais a sua presença nesta importante região do Mato Grosso do Sul, onde traz mais segurança aos produtores em seus negócios.

**Região** - Além desses dois municípios, a unidade da Cocamar abrange também Juti, Jateí, Eldorado, Iguatemi, Caarapó e Amambai.

**Presença** - Tendo como pilares a pecuária de corte e a produção de soja e milho, a economia regional só tem a ganhar com a presença da Cocamar, segundo observa o gerente André Saraiva, que responde pelas unidades.

**Suporte** - Ele explica: os produtores recebem assistência técnica para o planejamento e a condução de suas lavouras, um diversificado leque de insumos das marcas mais conhecidas do mercado, e o recebimento e a comercialização de toda a produção com pagamento à vista.

**Automatização** - A agilidade no recebimento, segundo o gerente, é um dos diferenciais da cooperativa, uma vez que a estrutura é totalmente automatizada. “A começar pela classificação é tudo automático, sem operador, não há necessidade de o motorista ou o produtor descer para pegar o tíquete. Temos um tombador para caminhões de até 9 eixos e mais duas moegas. Em resumo, é um sistema inovador e muito mais rápido”,

**Desenvolvimento** - “Mais do que simplesmente fazer negócios, a Cocamar está voltada a contribuir para o desenvolvimento tecnológico dos produtores para que eles obtenham mais produtividade e rentabilidade. É assim que a cooperativa trabalha em todas as regiões onde atua”, afirma Saraiva.

**Eventos técnicos** - O gerente enfatiza que a transferência de conhecimentos e tecnologias por meio da constante realização de dias de campo, por exemplo, é uma das estratégias adotadas para que os produtores se mantenham atualizados e competitivos.

**Soja** - Após a colheita do milho, eles iniciam os preparativos para a semeadura da safra de soja que, segundo os meteorologistas, deve ser beneficiada por um regime regular de chuvas, como efeito da presença do fenômeno El Niño.

**Superar** - Com isso, a unidade de Itaquiraí espera superar as 40 mil toneladas de soja recebidas na última safra. Em relação ao milho cuja colheita está no final, o volume deve ficar próximo, também, desses números.

**Números** - Com mais de 110 unidades de atendimento distribuídas pelos estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, a Cocamar é uma das principais cooperativas agropecuárias brasileiras. São aproximadamente 20 mil famílias de produtores cooperados. No exercício 2022 o faturamento foi de R$ 11,1 bilhões e a expectativa para este ano de 2023 é chegar a R$ 13,7 bilhões. (*Assessoria de Imprensa Cocamar*)

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2023-09-13T11:00:39Z",
            "datePublished": "2023-09-13T07:52:00Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "AGRO: Cocamar traz mais segurança aos produtores da região de Naviraí e Itaquiraí (MS)",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/agro-cocamar-traz-mais-seguranca-aos-produtores-da-regiao-de-navirai-e-itaquirai-ms-148826"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/agro-cocamar-traz-mais-seguranca-aos-produtores-da-regiao-de-navirai-e-itaquirai-ms-148826"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

