---
title: AGO DA OCB MOSTROU AÇÕES REALIZADAS | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ago-da-ocb-mostrou-acoes-realizadas-60946
language: pt-BR
date: 2012-05-11T09:56:54Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ago-da-ocb-mostrou-acoes-realizadas-60946. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1818
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ago-da-ocb-mostrou-acoes-realizadas-60946. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  AGO DA OCB MOSTROU AÇÕES REALIZADAS 

Durante a Assembléia Geral Ordinária realizada na terça-feira(30), o presidente da OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras, aprovou o amplo relatório do trabalho realizado no ano passado em defesa e promoção do Cooperativismo. A AGO contou com a participação do presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski e do vice-presidente Luiz Roberto Baggio, que participa do conselho como representante do ramo agropecuário. O presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, que assumiu a organização durante o ano passado, em sua mensagem às organizações de cooperativas filiadas enfatizou o trabalho de integração realizado com objetivo de unir esforços "para a formação de um bloco cooperativista do Brasil, transformando a enorme teia de quase 5 milhões de pessoas ligadas a mais de 7 milhões de cooperativistas nos 27 estados brasileiros, diversificadas em 12 ramos de atividades econômicas".

Importância do Sescoop - Afirmando que o Sescoop - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, é a mais recente conquista do sistema, o presidente da OCB ressaltou sua importância para a formação profissional, de gestão cooperativista e promoção social e humana do sistema. "O comprometimento do Cooperativismo brasileiro extrapola as fronteiras das cooperativas e organizações estaduais; ele se estende a todas as questões sociais do Brasil, buscando o resgate da cidadania, a integração e a prática de uma solidariedade responsável", frisou o presidente Márcio Lopes de Freitas.

Ações em defesa do sistema - O relatório de atividades da OCB enumera dezenas de ações desenvolvidas pela organização em defesa do sistema cooperativista brasileiro, entre as quais o Programa de Revitalização de Cooperativas de Produção Agropecuária, que até o final do ano atendeu a apenas 48% dos 322 projetos aprovados. A OCB também apresentou e defendeu junto ao governo federal, no final do ano, o Programa Cooperativo de Infra-estrutura e Desenvolvimento Agroindustrial (Recoop), que visa a modernização das cooperativas através do processamento industrial, permitindo agregação de valores à produção primária, a geração de empregos e o aumento da competitividade. Destaca-se entre as conquistas da OCB, juntamente com outras entidades do setor, a solução definitiva para as dívidas rurais, através da MP 09, de 31/10/2001, que propiciou novo alongamento dos passivos e alteração nos encargos financeiros da Securitização e do Pesa. A estruturação e fortalecimento dos ramos de cooperativas também é destacada no relatório "como importante instrumento de fortalecimento da base e do próprio sistema".

Ações internacionais - Diversas ações, viagens e parcerias de cunho internacional desenvolvidas pela OCB são destacada no relatório, entre as quais o Projeto Cooperativo de Acompanhamento e Apoio ao Cultivo de Algas Marinhas em Pequena Escala no Litoral Nordestino, executado com patrocínio e apoio tecnológico da FAO - Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. Durante o ano a OCB, através do seu presidente ou de seus dirigentes ou técnicos, participou de inúmeros eventos internacionais do sistema, entre os quais a Assembléia Geral da ACI, visita às cooperativas de crédito da Alemanha, as negociações internacionais Mercosul x União Européia e 89ª. Conferência Internacional do Trabalho.

Frencoop - A OCB destaca também a firme atuação da Frente Parlamentar do Cooperativismo - Frencoop, nas negociações visando solução aos problemas da Securitização, renegociação do Pesa, Funcafé, Procera e Pronaf. A Frencoop também deu grande contribuição em busca de solução a outros problemas que afetam o sistema cooperativista brasileiro, como o Seguro-Renda (que deverá ser implantado neste ano), o Ato Cooperativo, o fim do PIS/Cofins, entre outras. Essas questões, não solucionadas, continuam merecendo atenção da Frencoop.



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Cooperativas do Paraná entre as 100 maiores do Sul](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/14/amanha/1amanha_14_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/cooperativas-do-parana-entre-as-100-maiores-do-sul)  14/10/2026 12:24

 

 

 [![Sistema Ocepar orienta cooperativas sobre o acordo entre a ANTT e a Confederação Nacional de Seguradoras](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/14/transporte/transporte_14_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sistema-ocepar-orienta-cooperativas-sobre-o-acordo-entre-a-antt-e-a-confederacao-nacional-de-seguradoras)  14/10/2026 12:09

 

 

 [![Evento comemorativo ao Dia das Crianças proporciona momentos de alegria e integração ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/14/crianca/918dia_crianca_14_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/evento-comemorativo-ao-dia-das-criancas-proporciona-momentos-de-alegria-e-integracao)  14/10/2026 12:00

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-11T09:56:54Z",
            "datePublished": "2002-05-02T14:34:01Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "AGO DA OCB MOSTROU AÇÕES REALIZADAS",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/ago-da-ocb-mostrou-acoes-realizadas-60946"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/ago-da-ocb-mostrou-acoes-realizadas-60946"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

