---
title: Aberta exposição de quadros na Integrada | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/aberta-exposicao-de-quadros-na-integrada-29043
language: pt-BR
date: 2012-05-10T14:53:52Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/aberta-exposicao-de-quadros-na-integrada-29043. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1243
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/aberta-exposicao-de-quadros-na-integrada-29043. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Aberta exposição de quadros na Integrada 

 Foi aberta nesta segunda-feira (10), na Cooperativa Integrada a exposição "O Brasil Agrícola na Arte Naif - O Campo Produzindo Arte". Tida como uma forma espontânea de arte, a Art Naif mostra, por meio de traços coloridos, simples e visionários, todo o ambiente cultural que envolve e inspira o artista seguidor deste estilo. É uma arte instintiva, em que o artista expande seu universo particular para as telas. Também conhecida como arte ingênua, é o estilo a que pertence a pintura de artistas sem formação sistemática. Para essa exposição, na Cooperativa Integrada, estão sendo apresentadas 18 telas dos artistas Ana Maria Dias, Constancia Nery, Ivonaldo Veloso de Melo, Sonia Furtado, Vanice Ayres e Wilma Ramos.A exposição já foi realizada em Brasília (DF), Rio Verde (GO), Chapadão do Sul (MT), Orlândia (SP), Guaxupé (MG) e São José do Rio Pardo (SP). Promovida pela Bayer CropScience, a exposição faz parte de um projeto que já percorreu seis cidades brasileiras e tem como objetivo realçar as cores do Brasil agrícola, com telas criadas especialmente para esse projeto. Para o presidente da Cooperativa Integrada, Carlos Murate, essa exposição é uma forma do público urbano conhecer um pouco da beleza do campo. "São telas que retratam o trabalho dos produtores brasileiros e o ambiente em que vivem, além de mostrar as belezas naturais do interior de nosso país", diz Murate. A entrada é franca e a exposição pode ser visitada até o próximo sábado (15).



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Censo Agropecuário poderá ser respondido pela internet a partir de maio de 2027](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/censo/2ibge_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/censo-agropecuario-podera-ser-respondido-pela-internet-a-partir-de-maio-de-2027)  09/10/2026 12:54

 

 

 [![Resultado do primeiro turno das eleições 2026 é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/resultado-do-primeiro-turno-das-eleicoes-2026-e-o-destaque-da-semana)  09/10/2026 11:35

 

 

 [![Investir em bem-estar animal é estratégico e traz benefícios para o avicultor, defende especialista](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/fotos_destaque/sanidade_destaque_II_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/investir-em-bem-estar-animal-e-estrategico-e-traz-beneficios-para-o-avicultor-defende-especialista)  09/10/2026 11:27

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T14:53:52Z",
            "datePublished": "2005-01-11T13:27:51Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "Aberta exposição de quadros na Integrada",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/aberta-exposicao-de-quadros-na-integrada-29043"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/aberta-exposicao-de-quadros-na-integrada-29043"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

